a gente vai ou a gente vamos?
A construção correta é a gente vai.
A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular:
– A gente vai sair logo à noite?
Partilhar
Como referenciar
a gente vai ou a gente vamos? na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$a-gente-vai-ou-a-gente-vamos [visualizado em 2026-06-22 19:07:41].
Outros artigos
-
sobrescrever ou subscrever?«Tens de sobrescrever o envelope» ou «Tens de subscrever o envelope»? A forma correta é sobrescrever
-
subtil ou súbtil?A forma correta é subtil. É uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba. Segundo a
-
refogar ou refugar?As duas formas existem, mas são diferentes. Refogar é um verbo que significa «cozinhar em refogado;
-
sobredotada ou superdotada?«Criança sobredotada» ou «Criança superdotada»? As duas formas são corretas. Contudo, sobredotada é
-
sobrelotada ou superlotada?«A sala estava sobrelotada» ou «A sala estava superlotada»? As duas formas são corretas. Sobrelotada
-
saem ou saiem?«Os arguidos saem do tribunal» ou «Os arguidos saiem do tribunal»? A forma correta é saem. É a terce
-
racionar ou racionalizar?«Não há muita água, temos de racionar o seu consumo» ou «Não há muita água, temos de racionalizar o
-
roem-se ou roiem-se?«Eles roem-se de inveja» ou «Eles roiem-se de inveja»? A forma correta é roem-se . É a terceira pess
-
preservar ou perservar?A forma correta é preservar. A outra forma não existe.
-
puder ou poder?As duas formas existem, mas são diferentes. Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregul
Partilhar
Como referenciar 
a gente vai ou a gente vamos? na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$a-gente-vai-ou-a-gente-vamos [visualizado em 2026-06-22 19:07:41].