Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

Alentejo
favoritos

Estabelecido formalmente em 1936 como província portuguesa, mas desaparecido administrativamente como tal em 1976, o Alentejo, a maior região natural de Portugal, tem uma área de 26 158 km2, o que corresponde a cerca de 29% da superfície total do País.

Encontra-se dividido em duas grandes áreas, o Alto Alentejo (12 420 km2), que compreende os distritos de Portalegre e de Évora, e o Baixo Alentejo (13 738 km2), que compreende o distrito de Beja e os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, pertencentes ao distrito de Setúbal. O Alentejo está limitado, a norte, pelo rio Tejo, que o separa da Beira Baixa, a leste, por Espanha, a sul, pelo Algarve, e, a oeste, pelo oceano Atlântico, Estremadura e Ribatejo.

O relevo da região caracteriza-se pela grande uniformidade de peneplanícies, de onde ressaltam, dispersas e afastadas, massas montanhosas de fraca altitude, com exceção das serras de São Mamede (1025 m) e Marvão (865 m). O clima é temperado mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos chuvosos e suaves. A diminuição da influência marítima torna as áreas mais interiores do Alentejo particularmente quentes no verão e, no inverno, relativamente frias.

A agricultura e a pecuária são as atividades que marcam o perfil social e económico da sociedade alentejana, pois o desenvolvimento industrial e o setor dos serviços sempre foram bastante modestos. As principais culturas são o trigo, o centeio, o girassol e o tomate. São igualmente importantes as produções de cortiça, vinho e azeite.

Na pecuária, merece referência a criação de gado bovino, ovino e suíno. O declínio da agricultura tem sido parcialmente compensado pela expansão de atividades relacionadas com o turismo, como a caça e o turismo rural.

O Alentejo apresenta uma grande variedade de pratos tradicionais, destacando-se a açorda alentejana, as migas, o ensopado de borrego e o lombo de porco com amêijoas; o gaspacho, o queijo de ovelha e as sopas de espargos, de poejos e de beldroegas; as azevias, boleimas e outros doces à base de amêndoas.

Casa típica do Alentejo
Campo de sobreiros, ou chaparros, no Alentejo
Janela tipicamente alentejana
O tomate é um legume muito cultivado no Alentejo
Flores num campo alentejano
Papoilas num campo de cultivo no Alentejo
Arco romano numa rua de Beja, a "capital" do Baixo Alentejo
O chaparro ou sobreiro é uma árvore típica alentejana
Campo de girassóis, Alentejo
Panorâmica de um ermo na serra do Marvão, no Alentejo
Apanha de tomate no Alentejo
Pastorícia numa planície alentejana
Monte alentejano
Sé de Évora, a "capital" do Alto Alentejo
Olival alentejano
Planície alentejana
Uma rua alentejana
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Alentejo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-13 04:27:24]. Disponível em
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Alentejo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-13 04:27:24]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro