Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Anna Freud
favoritos

Fundadora da psicanálise infantil, Anna Freud nasceu a 3 de dezembro de 1895, em Viena, na Áustria. Sendo a filha mais nova de Sigmund Freud, era muito devotada ao seu pai e teve uma íntima associação com a teoria psicanalítica e a sua prática.
Ainda jovem, ensinou a escolaridade primária, o que lhe permitiu a observação diária de crianças, fator que precipitou o seu interesse pela psicologia infantil. Esteve associada à Sociedade Psicanalítica de Viena de 1925 a 1928, publicando em 1927 um artigo que a aproximou ainda mais da psicologia infantil. Em 1937 participou das conferências de ensino de Viena e dirigiu uma escola maternal experimental para crianças oriundas dos meios mais desfavorecidos de Viena.
Fundou em Londres no ano de 1940 as Hampstead Nurseries, uma instituição que acolhia órfãos e crianças cujos pais estavam ausentes. Em 1952 passa a dirigir a Hampstead Child Therapy Clinic, uma clínica especializada na formação e pesquisa no âmbito da psicanálise infantil. São também conhecidas as controvérsias neste campo entre Anna Freud e Melanie Klein sobretudo no que concerne às técnicas psicoterapeuticas com as crianças.
Anna Freud, fundadora da psicanálise infantil
Anna Freud foi durante a doença de seu pai o seu braço direito, chegando mesmo a fazer uma leitura de um discurso dele na casa de Goethe quando Freud recebeu em Frankfurt o prémio Goethe e a representar o seu pai quando este foi distinguido sendo-lhe atribuída uma rua com o seu nome.
No início da sua obra, Anna Freud descreveu os diversos tipos de ansiedade que podem afetar o Ego e apresentou os vários mecanismos de defesa que fazem frente a esta ansiedade. Segundo Anna Freud " ...face às exigências pulsionais do Id, o Ego põe em jogo mecanismos de defesa que visam controlar a ansiedade."(Freud, A. 1949).
A teoria de Anna Freud pressupõe, então, que para conter os diversos tipos de ansiedade (ansiedade superegóica ou moral, ansiedade real, ansiedades pulsionais), o Ego põe em jogo toda uma série de mecanismos de defesa aos quais recorre de forma flexível e diversa nos casos em que o desenvolvimento é considerado normal.
Anna Freud morreu a 9 de outubro de 1982, em Londres, deixando algumas obras importantes tais como: Le moi et les mécanismes de defense (1949); Adolescence as a developmental disturbance (1969).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Anna Freud na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$anna-freud [visualizado em 2025-07-10 20:36:49].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix