Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Arábia
favoritos

Situada no Sudoeste da Ásia, a Arábia, ou península Arábica, está limitada, a leste, pelos golfos Pérsico e de Omã; a sul, pelo mar Arábico (oceano Índico); a sudoeste, pelo golfo de Adém; a oeste, pelo mar Vermelho; e, a norte, sem fronteira natural, pela Jordânia e pelo Iraque. Abrange uma área de 2 590 000 km2, na sua maior parte ocupada pela Arábia Saudita. Além deste país, integram também a península Arábica o Bahrein, os Emiratos Árabes Unidos, o Qatar, o Koweit, Omã e o Iémen.
A península Arábica deu um grande contributo histórico e cultural à Humanidade. Mencionada desde os tempos bíblicos, foi berço de importantes impérios e, sobretudo, de uma civilização característica, que ultrapassou os seus limites geográficos e que se associa, fundamentalmente, a dois elementos: a religião (o Islamismo) e a língua, que, com variantes locais, se fala na totalidade do mundo islâmico.
A civilização islâmica constituiu-se, a partir da Idade Média, como um universo cultural próprio, muitas vezes em oposição, outras em comunicação com a Cristandade.
Arabesco num friso árabe
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Arábia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-17 16:39:40]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe