Bié
Província no Centro de Angola cuja capital é a cidade de Cuíto (ou Kuíto), com 88 000 habitantes (2004). Confinada pelas províncias angolanas de Malanje (a norte), Lunda Sul (a nordeste), Moxico (a este), Kwando Kuvango (a sul), Huíla (a sul), Huambo (a oeste) e Cuanza Sul (a noroeste), a província de Bié tem uma superfície de 70 314 km2. A cidade de Cuíto (primitivamente designada Belmonte, depois Amarante e, em seguida, Silva Porto), está ligada a duas grandes figuras: uma, o explorador Francisco Ferreira da Silva, conhecido como Silva Porto ou Silva do Porto e fundador da localidade de Belmonte (designação por ele atribuída); a outra, o rei Ndunduma que, resistindo à colonização portuguesa, foi preso a 4 de dezembro de 1890 e deportado para Moçambique. Os edifícios públicos da cidade, na sua maioria do século XIX, foram totalmente destruídos durante a guerra (sobretudo em 1993/4 e 1998).
Fortemente marcada e destruída pela guerra, o governo provincial tenta não só recuperar as infraestruturas sociais e produtivas, como também captar investimentos nacionais e estrangeiros que permitam assegurar o desenvolvimento da região. Com enormes deficiências nos setores do ensino, da saúde, das energias e das infraestruturas rodoviárias e dadas as enormes dificuldades das pessoas (fome, desnutrição, nudez, desalojamento), foi lançado um alerta para a grande necessidade de ajudar as vítimas de Bié. Com o apoio do governo provincial e da ADPP (Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo), deu-se inicio a dois projetos de auxílio social. Em 1999, foi lançado o projeto Escola Professores do Futuro, cuja finalidade era treinar os estudantes para a prática do ensino em escolas rurais, e em 2001, foi lançado o Projeto Venda de Roupa, com o objetivo de fornecer à população roupa e sapatos a preços acessíveis. Quanto à agricultura, Bié é uma província produtora sobretudo de citrinos, arroz, feijão, milho, sisal, banana, café, batata-doce, massambala. No entanto, esta atividade esteve praticamente suspensa pelo facto dos campos agrícolas estarem minados (em 2004, estavam identificados 378 campos minados). Relativamente às riquezas naturais, destaca-se o alcatrão, ferro, manganésio, diamantes e minerais radioativos. A bacia hidrográfica da província de Bié, onde nascem alguns dos principais rios de Angola, é a mais rica do país.
Partilhar
Como referenciar
Bié na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$bie [visualizado em 2025-06-23 00:35:48].
Outros artigos
-
HuamboA província de Huambo - confinada pelas províncias angolanas de Cuanza Sul (a norte), Bié (a nordest...
-
HuílaProvíncia no Sudoeste de Angola cuja capital é a cidade de Lubango, com 75 000 habitantes (2004). Co...
-
Kwando KuvangoProvíncia do Sudeste de Angola, cuja capital é a cidade de Menongue. Confinada pela Zâmbia (a este),...
-
MoxicoProvíncia a este de Angola, cuja capital é a cidade de Lwena - também conhecida como Luena -, com 16...
-
Lunda SulProvíncia a este de Angola cuja capital é a cidade de Saurimo (antigamente Henrique de Carvalho). Co...
-
MalanjeProvíncia de Angola cuja capital é a cidade de Malanje. Confinada pela República Democrática do Cong...
-
AngolaGeografia País do Sul de África, oficialmente designado por República de Angola. Situado na costa oc...
-
ProvínciaOs contos são introduzidos por um prefácio de cariz autobiográfico onde se propõe evocar a "Provínci...
-
bacia hidrográficaA água da chuva que atinge a superfície terrestre fá-lo em parte diretamente sobre a hidrosfera (mar...
-
MoçambiqueGeografia País da África Austral. Moçambique situa-se na costa sudeste de África e faz fronteira com...
ver+
Partilhar
Como referenciar 
Bié na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$bie [visualizado em 2025-06-23 00:35:48].