Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

2 min

Cameron Diaz
favoritos

Atriz norte-americana, Cameron Diaz nasceu a 30 de agosto de 1972, em San Diego, na Califórnia. Aos dezasseis anos, começou a trabalhar como modelo na agência Elite e participou em anúncios para marcas tão famosas como Coca-Cola e Nívea.

Totalmente desconhecida na indústria do cinema, aos 21 anos faz uma audição para um papel no filme The Mask (A Máscara, 1994) e, para sua surpresa, pois não tinha experiência prévia como atriz, é escolhida para contracenar ao lado de Jim Carrey, o que a lançaria para o estrelato. Decide ter lições de arte dramática e, entretanto, participa em pequenas produções independentes como a comédia romântica She's The One (Aquela Que Eu Quero, 1996), e ainda contracena com nomes como os de Keanu Reaves, em Feeling Minnesota (A Mulher do Meu Irmão, 1996), e Harvey Keitel, em Head Above Water (Águas Profundas, 1996).

É em 1997 que volta às luzes da ribalta, novamente ao lado de uma grande atriz, Julia Roberts, no filme My Best Friend's Wedding (O Casamento do Meu Melhor Amigo, 1997).
Nesse mesmo ano, podemos vê-la com Ewan MacGregor, no filme de Danny Boyle A Life Less Ordinary (Vidas Diferentes), onde o seu talento para atriz de comédia lhe garante o papel no estrondoso êxito de bilheteiras There's Something About Mary (Doidos Por Mary, 1998). Ainda em 1998, participa na comédia negra Very Bad Things (Eram Todos Bons Rapazes,1998).
Tendo ganho o estatuto de super-estrela de Hollywood, Cameron Diaz continua a protagonizar filmes como Being John Malkovich (Queres Ser John Malkovich?, 1999), em que desempenha a personagem da mulher do marionetista, e Any Given Sunday (Um Domingo Qualquer, 1999), filme de Oliver Stone, onde é presidente de uma equipa de futebol americano e tem que lidar com as regras de um mundo maioritariamente masculino, juntamente com Al Pacino e Dennis Quaid.

Em 2000, torna-se um dos Anjos de Charlie, no filme Charlie's Angels (Os Anjos de Charlie), participando também na sua continuação, rodada em 2003. Pelo meio, deu voz à impagável Princesa Fiona, em Shrek (2001), foi amante de Tom Cruise em Vanilla Sky (2001), cimentou toda a sua versatilidade cómica em The Sweetest Thing (A Coisa Mais Doce, 2002) e protagonizou, ao lado de Daniel Day-Lewis e Leonardo DiCaprio, o épico Gangs of New York (Gangs de Nova Iorque, 2002).

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Cameron Diaz na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-27 17:47:10]. Disponível em
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Cameron Diaz na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-27 17:47:10]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto