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Caravaggio
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Pintor italiano, Michelangelo Merisi ficou conhecido como Caravaggio, o nome da aldeia onde nasceu em 1573, situada perto de Milão.

Aluno de Simone Peterzano, influenciado por Ticiano, partiu depois para Roma, onde começou por trabalhar para o Cavaliere d'Arpino, um pintor maneirista. Nos primeiros trabalhos reflete-se desde logo a preocupação pelo jogo do claro-escuro, um elemento que viria a definir a sua arte.

"Medusa", óleo sobre tela montada em madeira, de Caravaggio, cerca de 1598
"Baco", óleo sobre tela de Caravaggio, cerca de 1598
Pormenor de "David e a Cabeça de Golias", suposto autorretrato de Caravaggio
"S. João Baptista", óleo sobre tela de Caravaggio, c. de 1600
"Narciso", óleo sobre tela de Caravaggio, 1546-48
O Tocador de Alaúde e A Cigana que prevê o Futuro contam-se entre os trabalhos desta época, encomendados pelo Cardeal Francesco del Monte. A maturação do seu estilo começou com a decoração de uma capela em S. Luigi dei Francesi, em Roma, que provocou controvérsia. Os modelos das suas composições eram figuras vulgares, camponeses e membros das classes mais baixas. O realismo, a ousadia, a originalidade com que representava cenas religiosas levou à rejeição da obra pelo clero.

A versão finalmente aceite de S. Mateus e o Anjo data de 1599. As primeiras versões de O Martírio de S. Pedro e A Conversão de S. Paulo, pintadas na capela de Santa Maria del Popolo em 1600, foram igualmente rejeitadas. A irreverência que caracterizava a sua obra fazia igualmente parte do seu carácter. Turbulento e desordeiro, viu-se obrigado a fugir à justiça em 1606, partindo para Nápoles.

O seu périplo, assinalado por disputas e vinganças, conduziu-o de Nápoles a Malta, depois à Sicília e novamente a Nápoles, onde foi gravemente ferido. Acabou por morrer, em 1610, num pequeno porto toscano com um ataque de malária, contraída durante uma passagem pela prisão local, vítima de um mal-entendido.

As últimas obras, realizadas em Malta e na Sicília, acentuam a simplicidade das formas e o poder dramático criado pelo contraste entre a luz e sombra.

A sua influência é sobretudo assinalável nos artistas flamengos e holandeses, o que inclui Rubens e até Rembrandt e os pintores da escola de Utrecht.
Vai ainda influenciar a pintura espanhola, designadamente Velásquez e Murillo.

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Como referenciar
Caravaggio na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$caravaggio [visualizado em 2025-06-24 14:15:15].

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