Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Castries
favoritos

Aspetos Geográficos
Capital de Santa Lúcia, Castries situa-se na parte noroeste da ilha de Santa Lúcia, nas Caraíbas. Ventosa, constitui-se também como um importante porto. É uma pequena cidade com apenas 11 300 habitantes (2005).
História e Monumentos
A cidade foi fundada em 1650 pelo francês Charles Eugène Gabriel de la Croix, marquês de Castries. Foi duas vezes reconstruída, dado ter sido destruída pelo fogo em 1796 e em 1948 (que consumiram grande parte dos seus edifícios originais). Castries foi palco de uma longa e histórica luta pelo controlo da ilha entre ingleses e franceses, tendo finalmente, em 1814, sido tomada pelos ingleses. Relativamente aos seus monumentos, merecem destaque a Catedral da Imaculada Conceição (datada de 1890) e o Forte Charlotte, situado no cimo de uma colina chamada Morne Fortune. A partir de 1979, a ilha tornou-se independente dentro da Commonwealth britânica. O seu governador é designado pela rainha de Inglaterra. Apesar disso, mantém-se a influência francesa: na língua, na gastronomia e nos nomes de lugares e pessoas.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Inicialmente, a cidade foi apelidada de Carenage, que significa "porto seguro". Um dos principais pontos turísticos de Castries é o seu porto marítimo, um porto de embarque para navios de cruzeiro. Tem também a Praça Derek Walcott, nome atribuído em honra do poeta vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1992, natural da ilha; a Biblioteca Central; a Casa do Governo; e ainda a grandiosa árvore Massav, com mais de 400 anos. Outro grande foco de interesse turístico são as praias localizadas perto da cidade. Trata-se de uma cidade razoavelmente moderna, com vários edifícios coloniais e muitas lojas e mercados que contentam a significativa procura turística.

Economia
Castries é o centro do comércio do país e o seu porto marítimo é um dos mais importantes das Caraíbas. É lá que está sediado o secretariado da Organização dos Estados Orientais das Caraíbas, bem como o seu supremo tribunal. As suas principais indústrias são a da cana-de-açúcar e a das bananas. Até 1920, a indústria principal foi a do carvão, tendo sido o porto de Castries um dos mais importantes das Caraíbas neste domínio.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Castries na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$castries [visualizado em 2025-07-11 10:43:31].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix