Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Cesária Évora
favoritos

Cantora cabo-verdiana, nasceu a 27 de agosto de 1941, em Mindelo (S. Vicente, Cabo Verde), cidade onde faleceu a 17 de dezembro de 2011.

Começou por cantar nos bares de Mindelo até que, em 1985, foi escolhida pela Organização das Mulheres de Cabo Verde para ser uma das quatro artistas a figurar numa compilação especial com intérpretes cabo-verdianas, o álbum Mudjer.

Foi em Paris, em 1988, que Cesária Évora deu inicio ao seu sucesso profissional, com a gravação do seu primeiro álbum La Diva aux Pieds Nus e com a realização do seu primeiro concerto.

Posteriormente, editou outros discos como Destino di Belita e Miss Perfumado (1992, álbum nomeado para os prémios Grammy, depois do seu lançamento nos EUA em 1999).

Em inícios dos anos 90, iniciou uma tournée mundial e em 1994 edita o álbum Sodade, um dos seus maiores êxitos. Ainda nos anos 90 gravou, em Cuba, o álbum Café Atlântico.

Em 2000 partiu novamente em tournée mundial e, seguidamente, gravou o álbum São Vicente di longe, com a participação de Caetano Veloso na canção "Regresso".

Em 2003 foi editado o álbum Voz d'Amor, pelo qual recebeu o Prémio Grammy de Melhor Disco do Ano em fevereiro de 2004.

Considerada a "embaixatriz" da morna, atuou em importantes festivais como Nice e Montreal e em diversos países, do Canadá ao Japão, passando por Portugal.

Em março de 2004 foi distinguida em França com a condecoração oficial da Ordem das Artes e das Letras, entregue pelo ministro da Cultura e da Comunicação francês.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Cesária Évora na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-06 11:56:50]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez