Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

2 min

Christopher Lloyd
favoritos

Ator norte-americano, Christopher Allen Lloyd nasceu a 22 de outubro de 1938 em Stamford, Connecticut. A sua estreia no cinema foi memorável e bastante aclamada pelos críticos, acontecendo na sua atuação como Taber, um dos doentes mentais amigos de Jack Nicholson em One Flew Over the Cuckoo's Nest (Voando Sobre um Ninho de Cucos, 1975), de Milos Forman. Depois entrou em Three Warriors (1978) e, nesse mesmo ano, foi a uma audição para participar na série cómica Taxi, onde obteve o papel de reverendo Jim Ignatowsky, que teve tanto sucesso que o papel que seria para apenas um episódio tornou-se uma personagem regular numa série que duraria até 1983. Lloyd ganhou dois Emmys por este seu desempenho.
A sua fama com Taxi trouxe-lhe outros bons papéis em filmes como The Lady in Red (1979); The Onion Field (Crime em Campo de Cebolas, 1979), um thriller com John Savage e James Woods; The Postman Always Rings Twice (O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes, 1981), protagonizado por Jack Nicholson e Jessica Lange; To Be or Not to Be (Ser ou Não Ser, 1983), uma comédia com Mel Brooks; Star Trek III: The Search for Spock (Star Trek III: A Aventura Continua, 1984), realizado por Leonard Nimoy, onde fez o papel de um Klingon, o Comandante Kruge. Mas foi em Back to the Future (Regresso ao Futuro, 1985), de Robert Zemeckis, que teve um dos seus papéis mais emblemáticos ao retratar o inventor lunático Dr. Emmett Brown, ao lado de Michael J. Fox, repetindo o papel nas duas sequelas (realizadas em 1989 e 1990).
Desempenhou também papéis memoráveis como o vilão Professor Plum na comédia Clue (O Jogo do Crime, 1985) e na sua segunda colaboração com Robert Zemeckis no filme de animação Who Framed Roger Rabbit (Quem Tramou Roger Rabbit?, 1988), onde representou o papel do terrível Juiz Doom. Ainda em 1988, participou em Eight Men Out (O Escândalo de Black Sox), como Bill Burns, um jogador corrupto. Em 1991, atuou na comédia da excêntrica The Addams Family (A Família Addams), no papel de Tio Fester, uma figura assustadora, ao lado de Angelica Huston e Raul Julia, papel que voltou a personificar na sequela Addams Family Values (A Família Addams 2, 1993). Ainda em 1993, participou em Twenty Bucks e em Dennis the Menace (Dennis, o Pimentinha).
Refreou depois a sua carreira no cinema, mas ainda pôde ser visto em Angels in the Outfield (1994), Wish You Were Dead (2002) ou Admissions (2004).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Christopher Lloyd na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-11 00:04:21]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro