2 min
cinco (simbologia)
O cinco simboliza a união, o centro e o equilíbrio, pelo facto de ser um número central na soma de nove e de ser a soma do elemento masculino céu, representado pelo número três, e o elemento feminino terra, representado pelo número dois. O número cinco é ainda o símbolo do Homem e do Universo, da ordem, da perfeição e dos cinco sentidos.
Sendo o número que está no meio do algarismo nove e também a soma dos primeiros números par e ímpar, o dois e o três, o cinco é desde Pitágoras considerado o numero da união, da harmonia e do equilíbrio. Está associado ao homem, já que o seu corpo pode ser dividido em cinco partes e os seus cinco sentidos são utilizados para a perceção do mundo. Santa Hildegarda considerava o número cinco como o número do homem que, dividido em cinco partes, ou cinco quadrados no comprimento e outros cinco na largura, se podiam inscrever num quadrado perfeito, facto que foi representado por Leonardo da Vinci. Santa Hildegarda mencionava ainda as cinco extremidades da cabeça, mãos e pés, os cinco sentidos e dos cinco dedos das mãos e dos pés.
Para Pitágoras, o cinco era a harmonia suprema que foi representada na arquitetura das catedrais do período gótico, com as estrelas de cinco pontas, as rosáceas de cinco pétalas e a cruz que também simboliza o número cinco, com as suas quatro retas por oposição a um centro. Para os esotéricos, o cinco era também o quinto elemento ou a quinta-essência, o éter, para além do fogo, da água, do ar e da terra.
Na China, o número cinco também simboliza o centro e o planeta Terra, o casamento de Yin e Yang, ou do Céu e da Terra, e também o número do coração humano. Na Índia, o cinco é a reunião do número dois feminino e do número três masculino e sendo o número de Shiva, na sua manifestação de transformador, é também o número da criação da vida. O pentágono estrelado é também um dos Yantras ou símbolos de Shiva, que domina as cinco regiões da terra e que por vezes se manifesta com cinco rostos. Os celtas possuíam cinco deuses fundamentais, que correspondiam a Mercúrio, Júpiter, Marte, Apolo e Minerva, que simbolizavam a totalidade. Na América Central pré-colombiana, o cinco era um número divino, que correspondia ao deus do milho e era representado por uma mão aberta. O número cinco era também um número mágico associado aos acontecimentos divinos e sagrados, através da criação ou da ressurreição ao quinto dia.
Em África, a simbologia do cinco apresenta características diversas, já que representa o ser incompleto, a instabilidade, o caos, e é considerado, na generalidade, um número que traz consigo um mau augúrio. Para o Islão, o cinco é, pelo contrário, um número de boa sorte, associado ao casamento, às cinco horas de oração, aos jejuns, à lei de vingança até à quinta geração ou ao esconjuro dos cinco dedos contra o mau olhado e à quinta-feira, que é um dia protegido.
Sendo o número que está no meio do algarismo nove e também a soma dos primeiros números par e ímpar, o dois e o três, o cinco é desde Pitágoras considerado o numero da união, da harmonia e do equilíbrio. Está associado ao homem, já que o seu corpo pode ser dividido em cinco partes e os seus cinco sentidos são utilizados para a perceção do mundo. Santa Hildegarda considerava o número cinco como o número do homem que, dividido em cinco partes, ou cinco quadrados no comprimento e outros cinco na largura, se podiam inscrever num quadrado perfeito, facto que foi representado por Leonardo da Vinci. Santa Hildegarda mencionava ainda as cinco extremidades da cabeça, mãos e pés, os cinco sentidos e dos cinco dedos das mãos e dos pés.
Para Pitágoras, o cinco era a harmonia suprema que foi representada na arquitetura das catedrais do período gótico, com as estrelas de cinco pontas, as rosáceas de cinco pétalas e a cruz que também simboliza o número cinco, com as suas quatro retas por oposição a um centro. Para os esotéricos, o cinco era também o quinto elemento ou a quinta-essência, o éter, para além do fogo, da água, do ar e da terra.
Em África, a simbologia do cinco apresenta características diversas, já que representa o ser incompleto, a instabilidade, o caos, e é considerado, na generalidade, um número que traz consigo um mau augúrio. Para o Islão, o cinco é, pelo contrário, um número de boa sorte, associado ao casamento, às cinco horas de oração, aos jejuns, à lei de vingança até à quinta geração ou ao esconjuro dos cinco dedos contra o mau olhado e à quinta-feira, que é um dia protegido.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – cinco (simbologia) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-15 23:20:29]. Disponível em
Outros artigos
-
ÁfricaÉ o segundo maior continente. Tem uma área de 30 217 000 km2 e ocupa 1/5 do solo terrestre. Atravess...
-
América CentralA América Central situa-se entre o México e a América do Sul e abrange o Panamá, a Costa Rica, a Nic...
-
ShivaShiva (o radiante) é a terceira pessoa da Trindade hindú. Sendo Brama o Criador e Vishnu o Conservad...
-
ÍndiaGeografia País do Sul da Ásia. Faz fronteira com o Paquistão, a noroeste, com a China, o Nepal e o B...
-
Yin e YangEste conceito do Yin e do Yang está na base do espírito filosófico chinês. Desde o século IV que o c...
-
ChinaGeografia País da Ásia Oriental, oficialmente designado por República Popular da China. É o terceiro...
-
Leonardo da VinciArtista genial e inventor multifacetado italiano, nasceu a 15 de abril de 1452, em Vinci, perto de F...
-
UniversoSistema cósmico de matéria e energia. As galáxias, com as suas estrelas, os sistemas solares e as ne...
-
Árvore de JesséA Árvore de Jessé representa a árvore genealógica que relaciona Jessé, pai de David, a Jesus. O nome
-
árvore da vidaO mito universal da Árvore da Vida, também chamada de Árvore do Mundo, está relacionado com a génese
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – cinco (simbologia) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-15 23:20:29]. Disponível em