Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Clemente XII
favoritos

Papa italiano, filho dos mercadores Isabel Strozzi e Bartolomeu Corsini, Lourenço Corsini nasceu em Florença a 7 de abril de 1652. Estudou no colégio jesuíta desta cidade e posteriormente no de Roma. Doutorou-se em Direito Civil e Canónico em Pisa, foi regente da Chancelaria, clérigo da Câmara apostólica, prefeito do tribunal da Signatura da graça, arcebispo de Nicomédia, núncio papal em Viena, tesoureiro e coletor geral da Câmara apostólica, chefe da administração financeira da Sé romana, cardeal presbítero de Santa Sabina (a partir de 1706), camerlengo do Colégio Cardinalício e cardeal bispo de Frascati em 1725.
Sendo já de uma avançada idade na altura da sua eleição, a 12 de julho de 1730, atingindo-o a cegueira em 1732, foi o seu sobrinho, o cardeal Neri Corsini, quem conduziu o governo em muitos aspetos.
Assim que Clemente XII ocupou o trono pontifício, tomou imediatamente a providência de exonerar o ambicioso cardeal Nicolau Coscia (que tinha sido protegido do papa Bento XIII) dos seus postos, privilégios e rendas, uma vez que este tinha fugido para Nápoles quando foi chamado a Roma para prestar contas dos seus atos. Ameaçado com a excomunhão, voltou por fim a Roma e iniciou-se o julgamento, tendo em 1733 sido condenado a dez anos de prisão no Castel Sant'Angelo.
Foi igualmente reavaliada a concordata assinada por Bento XIII com o rei Vítor Amadeu da Sardenha e que concedia a este último o direito de apresentação dos diversos postos eclesiásticos no seu reino. Concluiu-se que aqueles que tinham negociado em nome do papa tinham sido subornados, pelo que o documento foi declarado nulo pela comissão de avaliação, algo que obviamente o soberano não aceitou. Contudo, não se deu nenhuma rutura drástica entre as duas potências.
O seu papado terminou a 8 de fevereiro de 1740.
Grande mecenas, encomendou a Fontana di Trevi a Nicolau Salvi e mandou erigir o palácio da Consulta no Quirinal para albergar o tribunal da Sede romana, assim como a capela de São André Corsini em São João de Latrão, onde foi sepultado.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Clemente XII na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$clemente-xii [visualizado em 2025-07-17 11:01:25].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix