complemento do nome
Função sintática desempenhada por argumentos selecionados por um nome e que ocorrem à direita deste.
Esta função sintática introduz a novidade de que não são apenas os verbos que selecionam complementos, mas também os nomes. Aliás, um nome pode selecionar mais do que um complemento. Os complementos do nome são sempre de preenchimento opcional.
Existem três tipos de complementos do nome: o complemento adjetival do nome; o complemento preposicional do nome e o complemento frásico do nome.
O complemento preposicional do nome designa a função sintática desempenhada por um grupo preposicional não frásico selecionado por um nome. Este grupo preposicional não frásico é, por sua vez, constituído por uma preposição e por um grupo nominal que complementa o sentido dessa preposição.
Ex.: A vontade de reivindicação aumentou.
O complemento preposicional do nome "de reivindicação", constituído pela preposição "de" e pelo grupo nominal "reivindicação", é o constituinte do grupo nominal "A vontade de reivindicação" que se encontra à direita do nome "vontade", o núcleo que seleciona este complemento.
Sem existir uma total correspondência de termos, o complemento preposicional do nome equivale à função sintática de complemento determinativo da anterior nomenclatura gramatical.
O complemento frásico do nome designa a função sintática desempenhada por um grupo preposicional frásico selecionado por um nome. Este grupo preposicional frásico é, por sua vez, constituído por uma preposição e por uma frase que complementa o sentido dessa preposição.
Ex.: A tendência para marcar férias pela Internet tem vindo a aumentar.
O complemento frásico do nome "para marcar férias pela Internet", constituído pela preposição "para" e pela frase não finita infinitiva "marcar férias pela Internet", é o constituinte do grupo nominal "A tendência para marcar férias pela Internet" que se encontra à direita do nome "tendência", o núcleo que seleciona este complemento.
O complemento adjetival do nome designa a função sintática desempenhada por um grupo adjetival selecionado por um nome.
Ex.: A literatura clássica inspirou muitos intelectuais renascentistas.
O complemento adjetival do nome "clássica", constituído pelo adjetivo "clássica" é o constituinte do grupo nominal "A literatura clássica" que se encontra à direita do nome "literatura ", o núcleo que seleciona este complemento. Esta função sintática pode ser substituída por um grupo preposicional, por exemplo, "dos clássicos".
Sem existir uma total correspondência de termos, o complemento adjetival do nome equivale à função sintática de atributo da anterior nomenclatura gramatical.
As funções sintáticas de complemento do nome e modificador do nome podem confundir-se, no entanto, desempenham funções distintas numa frase. Os complementos do nome são selecionados por um nome, ao passo que os modificadores do nome não são selecionados pelo nome, restringindo ou não a referência do nome que modificam.
-
SemUm dos filhos de Noé, segundo o relato bíblico do Génesis. É antepassado dos semitas. Nos Evangelhos...
-
complemento preposicionalO complemento preposicional designa a função sintática desempenhada por um grupo preposicional (tal ...
-
alfabetizaçãoDefinindo-se como a capacidade de compreender um texto escrito e de, através da escrita, exprimir em
-
adjetivaçãoAto ou modo de atribuir qualidades aos substantivos, precisando o seu significado. Conferir aceção o
-
alfabeto latinoO alfabeto latino (por vezes chamado alfabeto romano) deriva do grego, calculando-se que a variedade
-
aglutinação (gramática)Processo de formação de palavras inserido na composição que consiste em fundir dois lexemas fonologi
-
aféreseFenómeno fonético de supressão de um segmento no início de palavra. Trata-se de um fenómeno muito fr
-
adjetivoClasse gramatical cuja função principal é a de modificar o nome, atribuindo-lhe qualidades, propried
-
alfabeto cirílicoO nome de alfabeto cirílico deve-se aos santos Cirilo (827-869) e Metódio (sabe-se que morreu em 885
-
alegoriaFigura de estilo complexa, de carácter macro-estrutural, que é constituída por uma sequência continu