Do Fundo do Coração
Filme norte-americano que mistura a comédia romântica com o musical, One From the Heart foi realizado em 1982 por Francis Ford Coppola. O argumento foi escrito por Armyan Bernstein, um dos produtores do filme.
Contou com interpretações de Frederic Forrest, Teri Garr, Raul Julia e Nastassja Kinski. As canções foram compostas por Tom Waits, que obteve a nomeação para o Óscar de Melhor Música. A fotografia, fabulosa, foi da autoria de Ronald Vítor Garcia e Vittorio Storaro.
Inicialmente pensado por Coppola para ser um filme musical romântico intimista de baixo orçamento, filmado em Las Vegas, acabou por ter um custo elevado: 27 milhões de dólares. Inteiramente filmado nos estúdios da "American Zoetrope", propriedade de Coppola, o filme teve muita publicidade à volta das técnicas de produção utilizadas. Coppola utilizou equipamento de vídeo experimental para filmar e montar o filme, que tem cenários magníficos e complexos movimentos de câmara.
A história é passada em Las Vegas no dia 4 de julho, quando o casal Hank (Frederic Forrest) e Franny (Teri Garr) fazem cinco anos que vivem juntos. Apesar de terem planeado festejar, acabam por discutir e parece que já não são capazes de continuar a viver juntos. As desilusões e a rotina instalaram-se e a relação vive uma crise, tornando-se um momento de impasse. Um tempo para se questionarem sobre de que é feita a relação dos dois. Separam-se e cada um conhece por um breve momento, num sonho muito real, o seu par imaginado. Hank conhece uma linda artista de circo chamada Lelila (Nastassja Kinski) e Franny conhece Ray (Raul Julia), um charmoso cantor/ator, empregado de mesa nas horas vagas.
Apesar dos seus novos "amantes" parecerem maravilhosos, não passam de um sonho breve. Ambos os provocam com sonhos e fantasias fantásticas. Será que o amor vence uma paixão breve? O filme é essencialmente sobre as complexidades do coração humano. A procura de Hank e Franny por novos amores só lhes fazem descobrir que continuam a amar-se e decidem tentar de novo.
O filme foi alvo de más críticas, muitas delas acusando uma falta de envolvimento emocional com o filme e a pouca espontaneidade dos atores. Uma preocupação excessiva de Coppola com os resultados técnicos em detrimento da questão mais humana. Acabou também por não entusiasmar o público, apesar de se ter tornado num filme de culto.
-
Raul JuliaAtor porto-riquenho, de nome verdadeiro Raul Rafael Carlos Julia y Arcelay, nasceu a 9 de março de 1...
-
RayFilme realizado por Taylor Hackford, em 2004, relata a história da vida do músico norte-americano Ra...
-
Nastassja KinskiAtriz alemã de nome verdadeiro Nastassja Aglaia Naksynski, nasceu a 24 de janeiro de 1959 em Berlim....
-
Francis Ford CoppolaCineasta norte-americano, Francis Ford Coppola nasceu em Detroit em 7 de abril de 1939, filho do com...
-
Michael KeatonAtor norte-americano, Michael John Douglas nasceu a 9 de setembro de 1951, na pequena cidade de Cora
-
Kathleen TurnerAtriz norte-americana, Mary Kathleen Turner nasceu em Springfield a 19 de junho de 1954. Filha de um
-
Keanu ReevesAtor do cinema norte-americano, Keanu Charles Reeves nasceu a 2 de setembro de 1964, em Beirute, no
-
Mathieu KassovitzAtor e realizador francês nascido em 1967. Filho do cineasta francês Peter Kassovitz, foi num filme
-
Karl MaldenAtor norte-americano, Mladen Sekulovich, de seu verdadeiro nome, nasceu a 22 de março de 1912, em Ga
-
Kate WinsletAtriz britânica, Kate Elizabeth Winslet nasceu a 5 de outubro de 1975, em Reading, Inglaterra. Filha