Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

El Greco
favoritos

Pintor de origem cretense radicado em Espanha, Domenikos Theotokopoulos, nascido em 1541 e falecido em 1614, recebeu uma educação humanista, o que justifica o interesse que sempre demonstrou pelos mais variados domínios do pensamento e da arte.
Depois de uma formação em Veneza e em Roma, veio a estabelecer-se definitivamente em Toledo em 1577. Rodeado de uma excelente reputação artística, foi incumbido dos mais variados trabalhos para as igrejas e conventos de Toledo: O Espólio (1579), O Batismo de Cristo (1595-1600), O Cristo no Jardim das Oliveiras (1605-10), A Ressurreição (1608-10), o que não impediu que o tratamento pouco tradicional dos temas causasse alguma controvérsia entre as autoridades eclesiásticas.

Para além de temas religiosos, pintou retratos de importantes personalidades da vida espanhola e paisagens da cidade, apresentando-a sob uma luz dramática. Na sua obra podem encontrar-se o misticismo bizantino, a sensibilidade pela cor e pelos jogos de luz de Ticiano, a conceção do espaço de Tintoretto, os alongamentos e posições distorcidas do Maneirismo e a mistura de realismo e de fantástico presentes na atmosfera religiosa espanhola. Nos últimos trabalhos, nomeadamente em Visão do Apocalipse (cerca de 1610), o ambiente de fervor espiritual cria uma força pictórica que atinge uma dimensão expressionista.

"Nossa Senhora e o Menino com Santa Martina e Santa Inês", 1597-99
"Autorretrato" de El Greco, cerca de 1604
"O Enterro do Conde de Orgaz", 1588
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
El Greco na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$el-greco [visualizado em 2025-07-19 06:22:59].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix