Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Ésquilo
favoritos

Trágico grego, nasceu cerca de 525 a. C. de uma família nobre de Elêusis.

Participou nas célebres batalhas de Maratona, Salamina e Plateias. Fez várias viagens à Sicília, tendo mesmo convivido com Dionísio de Siracusa.

Prometeu Agrilhoado, uma das poucas obras mais conhecidas entre nós (pintura de J. Jordaens)
Busto de Ésquilo, o pai da tragédia grega
Foi precisamente na Sicília que morreu em 456 a. C.
Conhecemos o título de cerca de 80 peças de Ésquilo, mas só chegaram até nós 7: Suplicantes, Persas, Sete contra Tebas, Prometeu Agrilhoado e a trilogia Oresteia (Agamémnon, Coéforas, Euménides).

O grande mérito de Ésquilo é ser o verdadeiro criador da tragédia, que ele transformou de uma massa informe num género acabado e independente.

As tragédias de Ésquilo caracterizam-se pela simplicidade e grandeza da ação, pela emoção trágica, e pela conceção dos caracteres.

Ésquilo não é um filósofo como Eurípides, mas viveu numa época em que se sentia cada vez mais o desacordo entre a justiça ideal e as antigas lendas cheias da crueldade do destino e dos caprichos dos deuses.

Tocado pelos problemas dolorosos da fatalidade, ele não pretendeu tirar a estas lendas o seu carácter sombrio; pelo contrário, acentuou-o, mas tentou interpretar essas narrações num sentido mais conforme com a justiça.

O estilo de Ésquilo é singularmente ousado; os cantos dos coros e até os diálogos estão cheios de imagens brilhantes, terríveis e majestosas.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Ésquilo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$esquilo [visualizado em 2025-07-12 18:27:17].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix