As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

1 min

Eva Marie Saint
favoritos

Atriz norte-americana, Eva Marie Saint nasceu a 4 de julho de 1924, em Newark, New Jersey.

Frequentou a prestigiada escola de atores Ator's Studio, em 1950, e no mesmo ano estreou-se na televisão na série One's Man Family. Dois anos depois, iniciou-se na Broadway com a peça Trip to Bountiful.

Em 1954, teve um princípio glorioso no cinema no filme de Elia Kazan On the Watefront (Há Lodo no Cais), no papel da namorada sensível de Marlon Brando, trabalho que lhe valeu o Óscar de Melhor Atriz Secundária.

Outro dos seus melhores trabalhos surgiu com o thriller North by Northwest (Intriga Internacional, 1959), de Alfred Hithcock, ao lado de Cary Grant.

Na televisão, obteve boas críticas com a sua interpretação na série da NBC Our Town (1955).

Nos anos 60 e 70, esteve praticamente inativa, após o que participou em alguns telefilmes como Splendor in the Grass (1981), Fatal Vision (1984) e The Last Days of Patton (1986).

Regressou ao cinema como mãe de Tom Hanks em Nothing in Common (Nada em Comum, 1986), de Garry Marshall. Fez também o papel de mãe de Cybill Shepherd na série de sucesso Moonlighting (Modelo e Detetive, 1987-1988), e chegou a ganhar o Emmy para Melhor Atriz Secundária pela sua interpretação em People Like Us (Gente Como Nós, 1990).

Em 2000, participou em I Dreamed of Africa (África dos Meus Sonhos), protagonizado por Kim Basinger.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Eva Marie Saint na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-26 06:12:22]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov