Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

2 min

Flamengo
favoritos

O Clube de Regatas Flamengo foi fundado a 17 de novembro de 1895, no Rio de Janeiro, no Brasil, mas só em 1911 é que passou a ter uma equipa de futebol.
A equipa foi criada por um remador da formação de regatas que jogava também futebol, mas no Fluminense, igualmente do Rio de Janeiro. Já farto da instabilidade do Fluminense, resolveu pedir aos dirigentes do Flamengo para formarem uma equipa de futebol. O intento concretizou-se e acabou por levar consigo para a nova equipa mais dez futebolistas do Fluminense.
O primeiro jogo aconteceu em 1912 e o Flamengo goleou o Mangueira por 16-2.
De início, a equipa de futebol não pôde utilizar o equipamento habitual do clube - camisola com riscas horizontais vermelhas e pretas - porque a equipa de remo não o permitiu. Só tiveram permissão em 1914, ano em que a equipa de futebol conquistou o primeiro título ao ganhar o campeonato do Rio de Janeiro, feito que repetiu no ano seguinte, em 1920, 1921 e 1925.
Em 1927 o clube atravessou uma grave crise e os dirigentes estavam determinados a nem sequer inscrever a equipa de futebol para poupar dinheiro. No entanto, os sócios obrigaram a que fosse feita a inscrição e à última hora tiveram de ser recrutados jogadores, muitos deles já retirados da competição. A equipa foi intitulada de "brigada do reumático" e logo no primeiro jogo perdeu 9-2 com o Botafogo. No entanto, recuperaram de forma notável e acabaram por conquistar mais um campeonato carioca.
Na década de 40 apareceu no Flamengo um jogador chamado Zizinho, que se tornou na estrela da equipa, tendo contribuído para a vitória no campeonato do Rio de Janeiro em 1942, 1943 e 1944. No final desse ano saiu do Flamengo, que teve de esperar nove anos até conquistar de novo o título.
Foi já na década de 50 que o clube alcançou novo tricampeonato, com as vitórias em 1953, 54 e 55. Depois seguiu-se novo jejum, desta vez de oito anos, até ao triunfo em 1965, seguido de outro dois anos depois.
A década de 70 foi bastante positiva com a conquista de quatro títulos do Rio de Janeiro, mas foi nos anos 80 que o Flamengo se assumiu como um dos grandes do Brasil e do Mundo.
Com Zico (considerado o melhor jogador de sempre do Flamengo) e Júnior na equipa foram ganhos quatro campeonatos do Brasil: 1980, 1982, 1983 e 1984. O ano de 1981 também foi de sucesso pois o Flamengo ganhou a Taça do Brasil, a Taça Libertadores da América (importante prova sul-americana de clubes) e a Taça Intercontinental. Para ganhar esta última bateu o campeão europeu Liverpool por 3-0. Para além de Zico e Júnior, alinharam Nunes (que mais tarde jogou no Boavista) e Mozer (que fez sucesso no Benfica).
Depois, tanto Zico como Júnior foram jogar para Itália e o Flamengo entrou em queda. Recuperou já no final da década, em 1989, coincidindo com o regresso de Júnior. O veterano defesa ainda se sagrou campeão do Brasil em 1992 e quando deu por terminada a carreira já tinha realizado mais de 800 jogos pelo Flamengo.
Pelo clube passaram, ainda na década de 90, jogadores de renome como Bebeto e Romário.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Flamengo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-12 01:43:19]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro