François Ozon
Realizador e argumentista francês, François Ozon nasceu a 15 de novembro de 1967. Estudou cinema na Universidade de Paris I e na prestigiada escola de cinema FEMIS, sob a alçada de Eric Rohmer e de Jean Douchet, realizador e crítico de cinema da revista Cahiers du Cinema.
Neste período e durante os anos 90, Ozon testou as suas capacidades e ganhou experiência na realização de diversas curtas-metragens, na sua totalidade 14, entre elas Photo de Famille (1988), a primeira, e Une robe d'été (1996), que recebeu aplausos da crítica e ganhou um prémio no Festival de Cinema de Locarno.
Em 1997, realizou Regarde la Mer, um filme de 52 minutos filmado com câmara super 8, que obteve boas críticas, e, no ano seguinte, fez a sua primeira longa-metragem, Sitcom, uma comédia negra e familiar que se vai transformando num pesadelo bizarro, próximo do excesso da ópera. O seu filme seguinte foi o thriller Les Amants Criminels (1999), uma fábula cruel sobre o amor entre dois adolescentes. Em 2000, realizou Gouttes d'eau sur pierres brûlantes, uma excelente adaptação de uma peça de Rainer Werner Fassbinder, com Bernard Giraudeau e Ludivine Sagnier, na sua primeira colaboração com Ozon. Um filme passado na Alemanha dos anos 70, onde um homem de negócios de 50 anos conhece um rapaz de 19 anos por quem se apaixona. Ainda no mesmo ano, realizou Sous le sable (Sob a Areia), protagonizado por Charlotte Rampling, um filme intimista, próximo do drama clássico, sobre o amor e a morte, que conta a história de uma mulher cujo marido desaparece, supostamente morto, tendo ela que lidar com essa perda. Foi nomeado para o César de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz.
Em 2002, realizou o musical 8 Femmes (Oito Mulheres), com um elenco feminino de luxo, composto por Danielle Darrieux, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Emmanuelle Béart, Fanny Ardant, Virginie Ledoyen, Ludivine Sagnier e Firmine Richard, sobre um homem que é assassinado numa casa onde vivia rodeado de mulheres, sendo uma delas a pessoa que o matou. 8 Mulheres valeu a Ozon a nomeação para o César de Melhor Realizador e de Melhor Filme.
Seguiu-se Swimming Pool (2003), o seu primeiro filme falado em inglês, com Ludivine Sagnier e Charlotte Rampling nos principais papéis, sobre uma autora (Rampling) de livros de mistério que visita o seu editor na sua casa do sul de França. A relação que estabelece com a filha invulgar do editor, Julie (Ludivine Sagnier), irá proporcionar momentos da mais insólita comoção.
Em 2004, realizou 5x2, com Valeria Bruni Tedeschi e Stéphane Freiss, um drama que aborda a vida conjugal de um casal e as suas divergências até ao inevitável divórcio.
-
FrançaGeografia País da Europa Ocidental, a França é banhada pelo canal da Mancha a norte, pelo golfo da B...
-
Charlotte RamplingAtriz inglesa, Charlotte Rampling nasceu em Sturmer a 5 de fevereiro de 1945. Filha de um coronel br...
-
Fanny ArdantAtriz francesa, Fanny Ardant nasceu a 22 de março de 1949 na aldeia de Saumur, na província francesa...
-
Emmanuelle BéartAtriz francesa nascida em 1965, em Saint-Tropez. Filha do cantor Guy Béart, partiu para o Canadá com...
-
Isabelle HuppertAtriz francesa nascida em 1955, em Paris. Encorajada pela mãe a seguir uma vida artística, entrou pa...
-
Catherine DeneuveAtriz francesa, nascida em Paris a 22 de outubro de 1943 e filha do ator teatral Maurice Dorléac. Ao...
-
drama clássicoO conceito de drama clássico associa-se, em geral, ao da tragédia, desenvolvida na Grécia antiga, a ...
-
AlemanhaGeografia País da Europa Central. Estendendo-se dos Alpes, a sul, até ao litoral do mar do Norte e d...
-
Rainer Werner FassbinderCineasta e dramaturgo alemão, nascido em 1946 e falecido em 1982, deixou a escola aos 16 anos para s...
-
Eric RohmerCineasta francês, nascido em 4 de abril de 1920 em Nancy e falecido a 11 de janeiro de 2010. Eric Ro...