Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Há Lodo no Cais
favoritos

Filme celebrizado por um intenso desempenho do ator Marlon Brando, foi realizado por Elia Kazan, em 1954, sob o título On the Waterfront. Marlon Brando interpreta o papel de Terry Malloy, um ex-pugilista que ousa fazer frente a Johnny Friendly (Lee J. Cobb), líder de um sindicato de estivadores das docas de Nova Iorque, que pretende que os trabalhadores cedam uma percentagem do seu salário, despedindo todos aqueles que se recusem a tal.
Terry apaixona-se por Edie (Eva Marie Saint), irmã de um trabalhador seu amigo, morto por ter feito frente ao líder do sindicato. Com o apoio do Padre Barry (Karl Malden), Terry procura tomar uma posição de força mas encontra a oposição de Charley (Rod Steiger), seu irmão mais velho e advogado de Friendly.

O filme foi extremamente contestado na altura do seu lançamento e acusado de antipatriótico e comunista, mas o sólido argumento assente na transformação moral do personagem de Brando, aliado a um extraordinário desempenho dos atores, fez com que um filme se tornasse um sucesso de público e de bilheteira, tendo arrematado oito Óscares: Melhor Filme, Realizador, Ator (Brando), Atriz Secundária (Saint), Argumento Original, Fotografia, Direção Artística e Montagem.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Há Lodo no Cais na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$ha-lodo-no-cais [visualizado em 2025-07-12 20:17:08].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix