Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Hermenegildo Capelo
favoritos

Hermenegildo Carlos de Brito Capelo, oficial da marinha que se notabilizou pelas suas explorações em África, nasceu em 1841, no castelo de Palmela, e morreu a 4 de maio de 1917.
Juntamente com Serpa Pinto e Roberto Ivens, Hermenegildo Capelo foi designado para a expedição científica em 1877, para explorar os territórios entre Angola e Moçambique e as bacias hidrográficas do Zaire e do Zambeze. Depois do êxito obtido foram encarregados de uma segunda viagem, cujo objetivo era encontrar uma via de comunicação entre Angola e Moçambique.
Destas iniciativas ficaram dois célebres relatos, da autoria de Capelo e Ivens, intitulados De Angola à Contracosta e De Benguela às Terras de Iaca.
Hermenegildo Capelo ficou célebre pela sua ação exploradora. Foi nomeado vice-presidente do Instituto Ultramarino, presidente da Comissão Cartográfica e organizador de uma carta geográfica de Angola.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Hermenegildo Capelo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$hermenegildo-capelo [visualizado em 2025-07-17 03:21:26].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix