Igreja Matriz do Barreiro
Da antiga matriz da cidade do Barreiro não subsistem quase nenhuns vestígios materiais, dado que este templo foi sujeito a uma reconstrução total em 1877.
Para aumentar o seu infortúnio, a Matriz do Barreiro foi profanada e parte do seu interior pilhado durante as convulsões que se seguiram à implantação da República (1910). A situação chegou a tal ponto que o seu interior serviu, durante algum tempo, como palheiro.
A frontaria espelha bem esta metamorfose e decadência, não revelando motivos artísticos de interesse. Ressalva para o símbolo da Cruz da Ordem de Santiago que está a sobrepujar o portal de entrada. Também numa das torres sineiras foi inserido um dos relógios, proveniente do extinto Convento da Verderena.
O corpo da igreja é amplo e formado por uma só nave, com coro alto, estando coberto por um teto estucado e pintado em ilusória perspetiva ilusória, empreitada realizada em 1877 pelo artista Bordes. A parte inferior das paredes são forradas por revestimento cerâmico do século XVIII, em tons de azul e branco, abrigando-se em arcos de volta perfeita cinco altares. O destaque vai para a Capela do Sacramento, localizada no lado direito, que contém uma pintura alusiva à Última Ceia, sobressaindo ainda duas esculturas em madeira policromada que representam a Virgem com o Menino e S. Miguel Arcanjo.
A capela-mor, com o teto decorado por relevos em gesso alusivos a Santa Helena e à Invenção da Cruz, expõe um belo retábulo em talha dourada barroca do século XVIII, fechando a tribuna uma tela setecentista com a Descida de Cristo da Cruz, pintura provavelmente inspirada num modelo de Rubens, mas de inferior qualidade pictórica.
As paredes da capela-mor são revestidas por azulejos figurados do século XVIII, em tons de azul e branco, mostrando a Pregação de S. João Batista e o Batismo de Cristo.
-
CruzA organização do Universo em forma de cruz, ou de quatro sentidos ou referências dominadas pelo quad...
-
Santa HelenaVulcão situado no estado de Washington, na região noroeste dos EUA, a 160 km ao sul de Seattle. Este...
-
Última CeiaPor Última Ceia conhece-se a derradeira refeição tomada por Jesus Cristo e os apóstolos antes da Sua...
-
SantiagoAspetos Geográficos Capital e maior cidade do Chile, Santiago localiza-se num vale do Centro do país...
-
Igreja de S. Salvador (Carrazeda de Ansiães)A igreja de invocação a S. Salvador, em Carrazeda de Ansiães, é um testemunho de valor excecional do
-
Igreja do antigo Convento da Madre de DeusSituada em Vinhó, Gouveia, no distrito da Guarda, a igreja do extinto Convento da Madre de Deus é a
-
Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora da OlivaLocalizado na vila de Sátão, distrito de Viseu, este templo encontra-se adossado ao antigo Convento
-
Sé Catedral de Angra do HeroísmoElevada por decreto papal à condição de diocese, Angra do Heroísmo vê a sua Sé Catedral edificada, a
-
Convento de N. Sra. dos AnjosNa entrada da vila de Montemor-o-Velho situa-se o harmonioso Convento de N. Sra. dos Anjos, casa rel
-
Anta-Capela de PaviaSobressai na pacata povoação de Pavia, no concelho de Mora, um curioso monumento compósito. Trata-se