Inhambane
Província a sudeste de Moçambique cuja capital é a cidade de Inhambane. Confinada pelas províncias de Gaza, Sofala e Manica e, a este, pelo oceano Índico, a província de Inhambane possuiu uma superfície de 68 615 km2 e uma população de 1 326 848 habitantes (em 2001), constituída fundamentalmente pelas etnias dos Tsuas (Tsonga) e Chopes.
A cidade de Inhambane, conhecida por "Terra de Boa Gente", designação atribuída por Vasco da Gama, em 1498, aquando da descoberta do caminho marítimo para a índia, tornou-se numa das mais antigas cidades da África Austral.
De Inhambane, cidade tipicamente portuguesa na sua paisagem urbanística, destaca-se a Catedral da Nossa Senhora da Conceição (com perto de 200 anos). No entanto, a Mesquita de Inhambane (1840), com os seus ornatos de grande relevo, é um dos exemplos de influência árabe. A cidade desenvolveu-se a partir de 1534, ano em que foi construído um entreposto comercial. As suas atividades económicas centram-se sobretudo no turismo e nas exportações de copra, borracha, marfim, tangerinas e nozes. As atividades piscatórias (de camarões e lagostas) e as reservas de gás natural e de petróleo, no offshore, desempenham também um papel importante na economia da província.
Dos principais destinos turísticos destacam-se os extensos areais de Zavala, Zavora, Baía dos Cocos, Tofo, Barra e Pomene. Para além disso, a província é conhecida pelo seu famoso arquipélago de Bazaruto, um dos maiores do país, declarado Parque Nacional. Constituído por cinco ilhas (Bazaruto, Benguera, Bangue, Magarupe e Santa Catarina), possui infraestruturas turísticas de alta qualidade. A província de Inhambane desfruta também de áreas de conservação da flora e da fauna, propícias para safaris, como o Parque Nacional de Zinave, o Parque Nacional de Bazaruto e a Reserva de Pomene.
Um dos instrumentos tradicionais da região é a timbila, um instrumento de percussão da família dos xilofones, cuja particularidade reside nas caixas de ressonâncias formadas por cabaças. Oriunda do povo chope, a timbila é conhecida principalmente nos distritos de Zavala, Inharrime, Panda, Vilanculos e Homoine. Em Zavala, por altura da primavera, realizam-se festivais de timbila durante os quais se reúnem as melhores orquestras (com cerca de 20 instrumentos).
-
Santa CatarinaO estado de Santa Catarina fica situado na região Sul do Brasil. Faz fronteira a norte com o estado ...
-
gás naturalNo seu sentido amplo, refere-se a um conjunto de produtos naturais constituído por misturas variávei...
-
ÁfricaÉ o segundo maior continente. Tem uma área de 30 217 000 km2 e ocupa 1/5 do solo terrestre. Atravess...
-
Vasco da GamaNavegador português, nasceu em Sines, por volta de 1468, filho ilegítimo de Estêvão da Gama, que est...
-
SofalaSofala, praça situada na costa oriental africana, foi fulcral no comércio das especiarias e outros p...
-
GazaProvíncia do Sul de Moçambique cuja capital é a cidade de Xai-Xai (antiga vila João Belo). Confinada...
-
MoçambiqueGeografia País da África Austral. Moçambique situa-se na costa sudeste de África e faz fronteira com...
-
MálagaProvíncia do Sul de Espanha integrada na Comunidade Autónoma da Andaluzia e com a capital na cidade
-
MaranhãoO estado do Maranhão pertence à região Nordeste do Brasil e faz fronteira com o estado do Pauí a les
-
MalawiGeografia País da África Austral, designado por Maláui na língua portuguesa. Situado nas margens do