Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Inocêncio XII
favoritos

Papa italiano, nascido no castelo de Spinazzola (Bari) a 13 de março de 1615, António Pignatelli era filho do príncipe de Minervino, aristocrata napolitano que era também Grande de Espanha.
Estudou com os jesuítas, em Roma, e licenciou-se em Direito Civil e Canónico. Desempenhou então os cargos de governador de Viterbo, vice-legado de Urbino, inquisidor de Malta, núncio em Florença, na Polónia e em Viena, tendo também sido secretário da Congregação de bispos e regulares, cardeal presbítero de São Pancrácio e arcebispo de Nápoles, a partir de 1686. O seu papado ocorreu de 12 de julho de 1691 a 27 de setembro de 1700.
Em 1692 este papa emitiu a bula Romanum decet Pontificem, que foi assinada pelos cardeais de Roma e que proibia terminantemente qualquer Sumo Pontífice de outorgar cargos, pensões, honras ou outros benefícios a parentes, terminando deste modo o nepotismo que tantos danos tinha já causado à Igreja.
Foi também dada a instituição canónica aos bispos que tinham aprovado os quatro artigos elaborados por Luís XIV de França contra o papa, em 1682, depois de estes de retratarem. O rei retirou por sua vez os artigos do ensino obrigatório de teologia.
Foram enviados reforços económicos ao imperador Leopoldo para o combate aos turcos, tendo sido tomadas Salankemen e Granvaradino, respetivamente em 1691 e 1692. Para comemorar estas vitórias, o papa ordenou a realização de festejos em Roma.
A Dataria e a Penitenciaria da cúria romana foram reformadas, assim como os tribunais de justiça (que foram agrupados na cúria inocenciana), mandou construir o porto e a fortaleza de Anzio, assim como o edifício de San Michele in Ripa, para acolher crianças pobres.
Foi também inserido um novo ritual, mais solene, para o acompanhamento do Santíssimo no viático, ordenaram-se retiros espirituais duas vezes por ano aos sacerdotes, e estes não poderiam daí em diante usar peruca e envergar o hábito talar. Promoveu igualmente a prédica e a missionação, tendo para isso apoiado a disseminação da Congregação da Propaganda Fide na América, Pérsia e China.
O seu corpo foi sepultado na basílica de São Pedro.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Inocêncio XII na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$inocencio-xii [visualizado em 2025-07-19 16:37:00].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix