Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

João Vieira Pinto
favoritos

Futebolista português, de nome completo João Manuel Vieira Pinto, nascido em 1971, no Porto.
Iniciou a sua brilhante carreira futebolística em 1982 nas escolas do Boavista Futebol Clube, tornando-se profissional três anos depois. É o único bicampeão mundial português de futebol, nos escalões mais jovens, tendo conquistado o título em 1989 (Riade) e 1991 (Lisboa). Foi campeão nacional pelo Sport Lisboa e Benfica em 1993-1994 e vencedor de três edições da Taça de Portugal. Foi jogador do Sport Lisboa e Benfica até meados de 2000, altura em que integrou a equipa da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol. Antes do Europeu, João Pinto foi dispensado do Benfica e, após essa competição, assinou pelo Sporting Clube de Portugal.
Na época 2001/02 foi a par de Jardel o jogador mais importante para a conquista do título de campeão nacional. Contudo, a presença de João Pinto no Mundial de 2002, na Coreia do Sul, ficou marcada pela negativa, visto que o futebolista português agrediu o árbitro após ter sido expulso no jogo contra a equipa anfitriã. João Pinto foi suspenso durante vários meses e durante algum tempo pensou-se que viria a ser irradiado do futebol. Desde então, nunca mais representou a seleção. Na época de 2004/05 mudou para o Boavista Futebol Clube, onde esteve duas temporadas, antes de passar a representar o Sporting de Braga.
A 22 de julho de 2008, anunciou o fim da sua carreira futebolística.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – João Vieira Pinto na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-18 23:47:49]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto