As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

1 min

Jogos Olímpicos de Montreal, 1976
favoritos

Os Jogos Olímpicos de 1976 foram realizados em Montreal, Canadá, com a participação de mais de seis mil atletas em representação de 92 países. Trinta nações africanas acabaram por cumprir a ameaça de boicotar os Jogos, a 48 horas do seu início, em protesto pela digressão de uma equipa de râguebi da Nova Zelândia, país convidado para estar em Montreal, por terras da África do Sul, a viver sob um regime de apartheid. Taiwan também não se fez representar nesta edição olímpica, devido ao facto de Taiwan não ser reconhecida pelo Canadá como uma república.
Estas Olimpíadas, inauguradas pela rainha Isabel II, levantaram dúvidas quanto à integridade do espírito amador implícito aos Jogos desde o seu início, em 1896. O poder comercial aumentou, alguns atletas foram suspeitos do uso de substâncias dopantes e os respetivos governos manipularam as suas comitivas para manifestações políticas. De facto, numa altura em que o mundo vivia uma grave crise económica com a subida do preço do petróleo, os canadianos gastaram 1,5 mil milhões de dólares com a organização do evento, preocupados com os aspetos de segurança, após os atentados terroristas que afetaram os Jogos de Munique, em 1972.
Após o início das Olimpíadas, que se prolongaram de 17 de julho até 1 de agosto, sobressaiu a ginasta romena de apenas 14 anos, Nadia Comaneci, que ganhou três medalhas de ouro e arrecadou as primeiras "notas dez" na ginástica olímpica. No torneio de atletismo, destacou-se o "finlandês voador" Lasse Viren, que renovou os títulos de 5000 e 10 mil metros e ficou em quinto na maratona. A lançadora de disco polaca, Danuta Rosana, tornou-se na primeira mulher a acusar o uso de esteroides anabolisantes no controlo antidoping.
Logótipo dos Jogos Olímpicos de Montreal, 1976
Os cinco círculos entrelaçados, símbolo dos Jogos Olímpicos, refletem a união dos cinco continentes
Estádio Olímpico de Montreal, Canadá
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Montreal, 1976
Os Jogos foram amplamente dominados pela forte formação da União Soviética, que arrecadou 125 medalhas. Os americanos ficaram com 94 e a Alemanha de Leste com 90. Portugal esteve presente no Canadá com uma pequena delegação de 19 atletas e conquistou duas medalhas de prata, através de Carlos Lopes nos 10 mil metros masculinos em atletismo e do atirador Armando Marques na prova de Fosso Olímpico. A medalha alcançada por Carlos Lopes foi a primeira para o atletismo português em Jogos Olímpicos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Jogos Olímpicos de Montreal, 1976 na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-13 19:17:17]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais