Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

José de la Cruz Porfírio Díaz
favoritos

Porfírio Díaz nasceu em 1830, sendo natural de Oaxaca, no México. Foi um soldado, um homem de Estado e presidente do México entre 1877 e 1880, e depois de 1884 a 1911.

Na sua carreira militar participou em três guerras: a primeira das quais foi a Guerra Mexicana que opôs o México e os Estados Unidos entre 1846 e 1848; durante a Guerra Civil, que opunha a fação liberal e a fação conservadora, apoiou a causa liberal de Benito Juárez, e na guerra patriótica travada entre 1863 e 1867 lutou contra o arquiduque Maximiliano, eleito imperador do México.

Em 1867 e 1871 Díaz candidatou-se às presidenciais mexicanas, mas não teve sucesso das duas vezes, e na sequência da suas derrotas liderou duas tentativas falhadas de revolta militar que pretendiam acabar com a dominante influência de capitais estrangeiros. O derrube do presidente Sebastián Lerdo de Tejada em 1876 permitiu-lhe chegar à presidência no ano seguinte.

Em 1880 foi obrigado a deixar o cargo de presidente para não desrespeitar a Constituição mexicana, que não permitia a acumulação de mandatos; passados quatro anos voltou ao poder, que só veio a deixar em 1911, altura em que foi destronado por uma revolta liderada por Francisco Madero, em virtude da qual não só abandonou a presidência mas também o país.

A sua governação caracterizou-se pelo desenvolvimento económico e igualmente por uma severa autoridade. O México conheceu um desenvolvimento económico sem precedentes, baseado na injeção de capitais externos, sobretudo americanos, investidos na implementação da indústrias mineiras e têxteis e na construção de infraestruturas.

Esta política conduziu à exploração da riqueza do país por estrangeiros, não respeitando muitas vezes os povos nativos destituídos das suas terras e votados à pobreza, o que gerou um clima de descontentamento que resultou na revolta de 1911. Veio a falecer em 1915.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
José de la Cruz Porfírio Díaz na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$jose-de-la-cruz-porfirio-diaz [visualizado em 2025-07-18 05:59:02].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix