José de la Cruz Porfírio Díaz
Porfírio Díaz nasceu em 1830, sendo natural de Oaxaca, no México. Foi um soldado, um homem de Estado e presidente do México entre 1877 e 1880, e depois de 1884 a 1911.
Na sua carreira militar participou em três guerras: a primeira das quais foi a Guerra Mexicana que opôs o México e os Estados Unidos entre 1846 e 1848; durante a Guerra Civil, que opunha a fação liberal e a fação conservadora, apoiou a causa liberal de Benito Juárez, e na guerra patriótica travada entre 1863 e 1867 lutou contra o arquiduque Maximiliano, eleito imperador do México.
Em 1867 e 1871 Díaz candidatou-se às presidenciais mexicanas, mas não teve sucesso das duas vezes, e na sequência da suas derrotas liderou duas tentativas falhadas de revolta militar que pretendiam acabar com a dominante influência de capitais estrangeiros. O derrube do presidente Sebastián Lerdo de Tejada em 1876 permitiu-lhe chegar à presidência no ano seguinte.
Em 1880 foi obrigado a deixar o cargo de presidente para não desrespeitar a Constituição mexicana, que não permitia a acumulação de mandatos; passados quatro anos voltou ao poder, que só veio a deixar em 1911, altura em que foi destronado por uma revolta liderada por Francisco Madero, em virtude da qual não só abandonou a presidência mas também o país.
A sua governação caracterizou-se pelo desenvolvimento económico e igualmente por uma severa autoridade. O México conheceu um desenvolvimento económico sem precedentes, baseado na injeção de capitais externos, sobretudo americanos, investidos na implementação da indústrias mineiras e têxteis e na construção de infraestruturas.
Esta política conduziu à exploração da riqueza do país por estrangeiros, não respeitando muitas vezes os povos nativos destituídos das suas terras e votados à pobreza, o que gerou um clima de descontentamento que resultou na revolta de 1911. Veio a falecer em 1915.
-
povos nativosA expressão povos nativos diz respeito aos povos originários ou nascidos em determinado, local mas c...
-
MéxicoGeografia País da América do Norte. Se tivermos em conta critérios relativos à origem da população e...
-
ConstituiçãoA Constituição é a lei fundamental que regula os direitos e garantias dos cidadãos e define a organi...
-
EstadoDo ponto de vista filosófico, a noção de Estado consiste na existência de um conjunto de instituiçõe...
-
Ramos PretoJurista e político português da I República, José Ramos Preto nasceu em 1871, em Louriçal do Campo,
-
Raul RegoJornalista e político português nascido em 1913, em Macedo de Cavaleiros, e falecido em 2002. Tendo-
-
RecaredoRecaredo, rei dos Visigodos de Espanha (586-601), segundo filho e sucessor de Leovigildo, foi associ
-
Pol PotChefe do antigo regime cambojano dos Khmers Vermelhos, Pol Pot nasceu a 19 de maio, provavelmente en
-
Yitzhak RabinPolítico e militar israelita. Nasceu a 1 de março de 1922, em Jerusalém, e morreu a 4 de novembro de
-
Romano ProdiPolítico e governante italiano nascido a 9 de agosto de 1939, em Scandiano, Reggio Emília, na Itália