Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Josef Anton Bruckner
favoritos

Compositor austríaco, nasceu em 1824, em Ansfelden, na Áustria, e morreu em 1896, em Viena.
Ficou conhecido por ter composto nove sinfonias, um Requiem e um Te Deum.

O seu talento musical revelou-se muito cedo e, por isso, o seu pai enviou-o para Hörsching para aprender órgão. Algum tempo depois, foi aceite como corista na abadia de Sankt Florian. No entanto, decidiu seguir o exemplo do pai e seguiu a carreira de professor (profissão que exerceu até 1856). Nesse ano, tornou-se organista da Catedral de Linz. Poucos meses depois, foi aceite como aluno de Simon Sechter, com quem aprendeu a técnica de contraponto.

A música de Wagner serviu a Bruckner como um excelente exemplo, ajudando-o a compor os seus primeiros e melhores trabalhos: Overture in G Minor, Symphony N.º 0 in D Minor e Symphony N.º 1 in C Minor. Mas, apesar do sucesso dos seus trabalhos, e depois da morte de Sechter, acabou por ter um colapso nervoso. Os seus últimos vinte e oito anos de vida foram dedicados à composição das sinfonias n.º 2 à n.º 9 (a última delas incompleta), ao String Quintet in F Major, ao Te Deum, ao Psalm CL e ao Helgolad, para além de vários trabalhos corais sacros. Apesar das duras críticas que sofreu, a sua obra tem um enorme significado litúrgico. A grande devoção de Bruckner foi um componente essencial da sua personalidade, que marcou a natureza altruísta da sua vida e do seu trabalho.

Bruckner ficou conhecido por ter composto nove sinfonias, um Requiem e um Te Deum
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Josef Anton Bruckner na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-20 08:47:48]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez