Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Joviano
favoritos

Imperador romano (331 d. C.-364 d. C.), reinou entre 363 e 364. Pertencia à Casa de Constantino. Conseguiu uma paz com os Persas, embora os Romanos se tenham sentido humilhados com o acordo.
Nasceu em Belgrado em 331, sendo filho de um general romano. Flávio Joviano tomou parte nas campanhas persas de Juliano, o Apóstata, como oficial de estado-maior. Quando Juliano foi morto a norte de Ctesifonte, junto ao Tigre, os generais estavam profundamente divididos e em desavenças políticas entre si, pelo que uma parte do exército acabou por proclamar Joviano como imperador. A aposta parece que resultou, pois Joviano acabou por conseguir salvar as legiões do desastre, com o preço de uma paz com os Persas, que foi, no entanto, humilhante para Roma, mas a única via possível para se salvarem milhares de soldados e a região oriental do Império. Joviano, pouco tempo depois, em 17 de fevereiro de 364, numa viagem para Constantinopla, morreu acidentalmente vítima de envenenamento por exalação de óxido de carbono.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Joviano na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$joviano [visualizado em 2025-06-19 01:11:40].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac