Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

2 min

Karen Mulder
favoritos

Manequim holandesa nascida em 1968. Uma das mais famosas top models dos anos 90, é também considerada uma das mais simpáticas do ramo.
A sua carreira começou aos 19 anos, quando ficou em segundo lugar no reputado concurso internacional Elite Look of the Year, no qual pôde participar depois de ter ganho um concurso de manequins em Amesterdão. O segundo posto permitiu à jovem holandesa viajar para Itália, na companhia da sua mãe, para uma sessão de fotografia, seguindo depois para Paris para frequentar uma escola de modelos. Para trás ficaram os estudos superiores na Holanda e uma adolescência onde nunca nos planos constou uma carreira na moda. Aliás, quando tinha 14 anos, um grupo de amigas levou uma fotografia de Karen para entrar num concurso de beleza, mas foi considerada muito magra.
Assim, ao contrário do que esperava, fez carreira no mundo da moda internacional. Logo no segundo ano de trabalho já vestia e desfilava roupas de casas conhecidas como Valentino, Versace, Armani e Yves Saint Laurent. Não demorou muito a aparecer na capa da Vogue italiana e a assinar contrato com a reputada marca Guess? para campanhas publicitárias.
Já no início dos anos 90, deu um passo importante para se tornar ainda mais famosa, ao aparecer na capa da Vogue inglesa, ao que se seguiu a assinatura de um contrato para uma campanha internacional de publicidade da Nivea.
A partir daí, o seu lote de clientes aumentou de uma forma impressionante e participou em campanhas de marcas como Calvin Klein, Ralph Lauren, Guerlain, Revlon, entre outras, o que lhe permitiu trabalhar com os melhores fotógrafos de moda do mundo, incluindo Bruce Weber e Helmut Newton. A sua cara e corpo passaram a aparecer frequentemente nas edições internacionais da Vogue, Elle e Marie Claire e um dos primeiros números da revista Top Model foi-lhe inteiramente dedicado.
Karen Mulder reconhece que sua vida deu uma volta completa, em 1993, quando conheceu, num aeroporto de Paris, no intervalo entre dois voos, o que viria ser o seu futuro companheiro Jean Yves. Ele passou a gerir a sua carreira extra passerelles e, em 1995, colaborou no lançamento da boneca Karen Mulder, que marcou o arranque de uma linha dedicada a super models.
Esta dupla trabalhou ainda em 1995 na elaboração de um CD-Rom sobre beleza e moda, onde Karen Mulder dá conselhos e indicações sobre maquilhagem e exercícios.
A modelo holandesa, que entretanto passou a residir em Nova Iorque, fez sucesso em todas as áreas da moda por onde passou, desfiles, fotografia e anúncios. Segundo os editores da Vogue o seu segredo é ser "uma loura com classe".
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Karen Mulder na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-06 11:44:18]. Disponível em
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Karen Mulder na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-06 11:44:18]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez