Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Konrad Lorenz
favoritos

Considerado o fundador da etologia moderna, o biólogo austríaco Konrad Zacharias Lorenz nasceu em Viena em 1903 e faleceu em 1989.

Licenciou-se em Medicina em Nova Iorque e fez um doutoramento em Zoologia pela Universidade de Viena em 1933. Aí se tornou, em 1937, professor de Anatomia Comparada e de Psicologia Animal. Durante a Segunda Guerra Mundial foi capturado, ficando prisioneiro na União Soviética até 1948. De 1949 a 1951, dirigiu o Instituto de Etologia Comparada de Altenberg.

Tendo já publicado, em 1927, os resultados de uma importante pesquisa sobre a vida das gralhas no famoso Journal für Ornithologie, descreveu em 1935 o processo de aprendizagem em patos e em gansos jovens, criando o conceito de impressão.

Nos anos 50 dedicou-se ao estudo comparativo de diversas espécies animais e do paralelismo entre estas e a espécie humana. Os seus trabalhos representaram um enorme contributo para a compreensão do desenvolvimento de modelos de comportamento nas espécies.

Em 1973, foi-lhe atribuído, em conjunto com dois outros estudiosos do comportamento animal, Karl von Frisch e Nikolaas Tinbergen, o Prémio Nobel da Fisiologia e da Medicina.

Konrad Lorenz
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Konrad Lorenz na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$konrad-lorenz [visualizado em 2025-06-13 23:09:21].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac