Konrad Lorenz
Considerado o fundador da etologia moderna, o biólogo austríaco Konrad Zacharias Lorenz nasceu em Viena em 1903 e faleceu em 1989.
Licenciou-se em Medicina em Nova Iorque e fez um doutoramento em Zoologia pela Universidade de Viena em 1933. Aí se tornou, em 1937, professor de Anatomia Comparada e de Psicologia Animal. Durante a Segunda Guerra Mundial foi capturado, ficando prisioneiro na União Soviética até 1948. De 1949 a 1951, dirigiu o Instituto de Etologia Comparada de Altenberg.
Tendo já publicado, em 1927, os resultados de uma importante pesquisa sobre a vida das gralhas no famoso Journal für Ornithologie, descreveu em 1935 o processo de aprendizagem em patos e em gansos jovens, criando o conceito de impressão.
Nos anos 50 dedicou-se ao estudo comparativo de diversas espécies animais e do paralelismo entre estas e a espécie humana. Os seus trabalhos representaram um enorme contributo para a compreensão do desenvolvimento de modelos de comportamento nas espécies.
Em 1973, foi-lhe atribuído, em conjunto com dois outros estudiosos do comportamento animal, Karl von Frisch e Nikolaas Tinbergen, o Prémio Nobel da Fisiologia e da Medicina.
-
Nikolaas TinbergenZoólogo britânico, de origem holandesa, nasceu em 1907, em Hagen, e faleceu em 1988, em Oxford. Rece...
-
Karl von FrischZoólogo alemão, de origem austríaca, nascido em 1886, em Viena, e falecido em 1982, em Munique. Rece...
-
comportamento animalÉ o conjunto de respostas que tem um animal aos estímulos do seu meio ambiente. Algumas respostas sã...
-
modelos de comportamentoO que caracteriza os comportamentos do Homem que vive em sociedade é uma certa conformidade a modelo...
-
VienaAspetos Geográficos Capital da Áustria, Viena está localizada nas margens do rio Danúbio, entre os A...
-
Nova IorqueAspetos Geográficos A cidade de Nova Iorque fica situada no sudeste do estado com o mesmo nome, na f...
-
micoseAs micoses são infeções parasitárias originadas por microrganismos pertencentes ao Reino Fungi (fung
-
microbiologiaA microbiologia é a ciência que estuda os processos biológicos que ocorrem nos seres de tamanho micr
-
microevoluçãoSegundo os defensores da macrogénese, isto é, da formação repentina e não gradual de novas espécies,
-
micorrizosNos últimos anos verificou-se que uma associação específica entre fungos e vegetais superiores desem