Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Lourenço
favoritos

Eleito pelos partidários do papa Anastácio II, foi consagrado na basílica de Santa Maria Maior em 498. No entanto, pouco antes da sua consagração tinha sido efetuada a de São Símaco.
Ambos recorreram ao imperador Teodorico, que decidiu a legitimidade de São Símaco, uma vez que os que elegeram o arquidiácono Lourenço representavam uma minoria, não detinham cargos eclesiásticos e a nomeação tinha decorrido depois da de Símaco.
Foi dado um bispado na Campânia, o de Noceria, a Lourenço, uma vez que este se sujeitou à determinação do imperador, reforçada e tornada regra pelo sínodo de 499.
Contudo, foi empossado de novo com a autoridade papal em 502, uma vez que o imperador se desentendeu com São Símaco pela resolução tomada no sínodo desse mesmo ano, que proibia a intervenção laica nos assuntos eclesiásticos. Lourenço acabou por ser expulso algum tempo depois pelo senador Festo, a mando do imperador, quando este foi convencido pelos diáconos de Alexandria e de Roma do inconveniente desta discórdia.
Este (anti)papa acabou por falecer no ano de 508.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Lourenço na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-25 05:02:10]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto