Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Ludwig Boltzmann
favoritos

Ludwig Eduard Boltzmann, físico austríaco, nasceu em Viena, na Áustria, a 20 de fevereiro de 1844, e faleceu em Duino, perto de Trieste, a 5 de setembro de 1906.
Foi educado em Linz e em Viena, doutorando-se em 1867, na Universidade de Viena, onde estudou com Stefan e Loschmidt.
Em 1876 casou com Henrietta von Aigentler e teve quatro filhos. Foi professor em Graz, Viena, Munique e Leipzig.

Boltzmann dedicou a sua carreira principalmente à elaboração da teoria quântica da matéria. Já em 1866, procurou relacionar a segunda lei da termodinâmica com o princípio mecânico da ação mínima. A partir de 1868, incorporou as ideias de Maxwell, em particular a sua lei de distribuição de velocidades para moléculas em equilíbrio térmico. Neste mesmo trabalho, derivou a lei de distribuição supondo que a energia total fosse dividida em pequenas quantidades discretas. Este interesse de Boltzmann em trabalhar com quantidades discretas acabaria por ser muito importante para o aparecimento da teoria quântica, com Planck.

Ludwig Eduard Boltzmann, físico austríaco
Tendo tratado da situação no equilíbrio térmico, tanto Maxwell como Boltzmann interessaram-se por mostrar que um gás fora do equilíbrio tenderia à situação de equilíbrio. Boltzmann dedicou-se mais a este problema, obtendo em 1872 uma derivação conhecida como teorema-H. Neste trabalho, Boltzmann derivou também uma equação geral de transporte, que possui o seu nome e a partir da qual se podem derivar os coeficientes de difusão, viscosidade e condução térmica de um gás.
Boltzmann realizou trabalhos em diversas outras áreas, muitas vezes como resultado da sua interação com outros cientistas e alunos. Publicou alguns livros de divulgação, como resultado dos seus apontamentos das aulas.

Na década de 1890, voltou a interessar-se pelo eletromagnetismo, após as experiências de Hertz sobre radiação. Repetiu as experiências de Hertz e propôs novos modelos mecânicos para ilustrar as equações do campo eletromagnético.
Em 1902, assumiu a cadeira de Filosofia da Ciência na Universidade de Viena.
Desde 1900, Boltzmann lutou contra a depressão, acabando por se suicidar em 1906.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Ludwig Boltzmann na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$ludwig-boltzmann [visualizado em 2025-06-19 16:32:36].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac