Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Magnolia
favoritos

Realizado por Paul Thomas Anderson, em 1999, é um dos títulos mais surpreendentes e originais da história do cinema, tendo granjeado rapidamente a aura de filme de culto. É um retrato da vida de nove personagens, aparentemente sem qualquer ligação causal entre eles, mas indiretamente as suas vidas gravitam em torno de um concurso televisivo What Do Kids Know, em que adultos concorrem contra crianças. O produtor do concurso, Earl Partridge (Jason Robards), está a morrer, vítima de cancro, sendo tratado por um enfermeiro (Philip Seymour Hoffman). A sua jovem mulher (Julianne Moore) trai-o frequentemente mas após a sua morte apercebe-se que o amava. O seu filho Frank (Tom Cruise) é um homem de negócios bem-sucedido que cresceu a odiar o seu pai. Jimmy Gator (Philip Baker Hall), o apresentador do concurso com uma doença incurável, procura a reconciliação com a sua filha Claudia (Melora Waters), que é uma viciada em drogas e com uma relação com um polícia solteirão (John C. Reilly). O concurso tem um concorrente muito especial, um jovem génio, Stanley (Jeremy Blackman), que é explorado pelo seu pai, que sonha em ver o seu filho bater o record do concurso, estabelecido 30 anos antes por Donnie Smith (William H. Macy) que, no seu estado adulto mais não é do que um frustrado social em busca de um aparelho corretor dentário.
Magnolia prima pelo original virtuosismo do seu argumento e por um ótimo leque de atores. Tom Cruise obteve mesmo uma nomeação para o Óscar de Melhor Ator Secundário.
Pormenor do cartaz oficial de Magnolia, um filme de Paul Thomas Anderson, cuja banda sonora original esteve a cargo de Aimme Mann
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Magnolia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$magnolia,1 [visualizado em 2025-06-24 22:57:49].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac