Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Mamelucos
favoritos

Foi Saladino, no século XII, quem criou no Egito as divisões militares de mamelucos, soldados turcos escravizados provenientes das costas a Norte do Mar Negro.
Também ingressaram nestes corpos, apesar de posteriormente, homens de naturalidade grega, curda e circassiana. Estes soldados detiveram grande poder ao serviço dos sultões, a ponto de, na guerra de sucessão dinástica provocada pela morte do último governante da linhagem aiúbida (al-Malik as-Salib Ayyub) na centúria de duzentos, ocuparem o trono até ao ano de 1517. Com uma nova dinastia mameluca muçulmana no poder assistiu-se a uma expansão progressiva, anexando-se aos territórios egípcios pré-existentes alguns domínios pertencentes a cruzados, a Síria, Meca, o Chipre e uma porção da Arábia. A cidade do Cairo tornou-se sede de califado e detentora, por conseguinte, de um maior poderio a partir da altura em que um membro dos abássidas correspondeu ao convite de Bairbas I e se instalou na cidade.

Sendo os principais proventos destes governantes retirados das taxas sobre o comércio no Mar Vermelho, entre a Índia e a Europa Ocidental, a política de D. Manuel I entrou em conflito com esta dinastia já decadente no século XV, uma vez que eram suas intenções descobrir uma rota para Oriente circum-navegando África e aliar-se ao Preste João para proceder à destruição do Egito e à conquista de Jerusalém. Alertado para estas intenções pelo samorim de Calecute e respondendo ao seu pedido, decidiu o sultão egípcio, em 1505, enviar uma armada contra os portugueses.

Conseguiu-o com o auxílio turco, guzarate e veneziano. Contudo, apenas se deu o ataque em 1507, em Chaúl, tendo obtido vitória nesta altura mas sendo derrotada no ano seguinte, por D. Francisco de Almeida. A oposição egípcia não cessou, apesar de retardada, fraca e sem sucesso, uma vez que qualquer esforço era aniquilado pelos portugueses ou pelos seus aliados, os persas e os cavaleiros da ilha de Rodes, e o comércio no Mar Vermelho tinha diminuído drasticamente.
A dinastia mameluca enfraqueceu de tal modo que o sultão otomano Selim I conquistou todo o território pertencente àquela soberania entre 1516 e 1517.
Convém ainda mencionar que no Brasil tinham também a designação de mamelucos os mestiços filhos de brancos e de mulheres ameríndias.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Mamelucos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$mamelucos [visualizado em 2025-07-09 13:28:39].
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar Seta para baixo
Mamelucos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$mamelucos [visualizado em 2025-07-09 13:28:39].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix