Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

1 min

Margarida Marante
favoritos

Jornalista portuguesa de televisão, Margarida Marante nasceu em 1960 e iniciou a sua atividade com 16 anos no semanário Tempo.

Aos 18 anos, entrou na Radiotelevisão Portuguesa após ter participado num concurso para preenchimento de vagas no setor de informação do 2.º canal.

Esteve doze anos na RTP, época ao longo da qual se destacou como jornalista, especialmente na área da entrevista. Durante este tempo, entrevistou grandes personalidades, principalmente da área da política, como Mário Soares, Francisco Sá Carneiro, Álvaro Cunhal, Diogo Freitas do Amaral, Cavaco Silva e António Guterres.

Moderou também muitos debates, nomeadamente os que antecederam as eleições presidenciais de 1986 com Mário Soares, Freitas do Amaral, Maria de Lourdes Pintasilgo e Salgado Zenha.

Paralelamente, fez uma licenciatura em Direito e uma pós-graduação em Direito Comunitário na Universidade Católica de Lisboa. Nos Estados Unidos da América, fez uma especialização em jornalismo. Esporadicamente, Margarida Marante deixou o jornalismo para se dedicar à prática jurídica, mas por curtos períodos de tempo. Em complemento à sua atividade na televisão, também trabalhou na rádio TSF, no jornal Expresso e na revista Opção.

A jornalista foi convidada para integrar os quadros do canal privado de televisão SIC, que surgiu em 1992, e nessa estação apresentou programas de informação como "A Hora da Verdade", "Crossfire", com Miguel Sousa Tavares, "Conta Corrente", "Ajuste de Contas" e "Esta Semana".

Este último programa, de informação e investigação jornalística, foi para o ar pela primeira vez em outubro de 1996, apostando na entrevista, reportagem e debate, sempre à volta de dois temas por emissão. Os temas abordados eram de natureza social porque Margarida Marante entendeu que nessa altura os telespectadores portugueses já estavam fartos de política.

A aposta resultou porque "Esta Semana" foi líder de audiências. Teve quatro séries até 2000 e, neste último ano, foi premiado com um Globo de Ouro (prémio atribuído pela SIC) na categoria de Melhor Programa de Informação. No entanto, Margarida Marante acabou por abandonar a SIC logo no ano seguinte, numa altura em que o canal privado foi afetado por uma série de convulsões internas.

Em 2003, Margarida Marante passou a colaborar com a TSF Rádio Jornal e a entrevistar personalidades importantes da sociedade portuguesa em "A Entrevista" que é emitida nas manhãs de sábado.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Margarida Marante na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-02 07:58:40]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais