Max Planck
Max Karl Ernst Ludwig Planck, físico alemão, nasceu em Kiel na Alemanha a 23 de abril de 1858 e faleceu em Gotinga, também na Alemanha, a 4 de outubro de 1947.
Planck nasceu no seio de uma família com tradição académica: o seu pai era professor na Universidade de Kiel na área do Direito, tendo o seu avô e bisavô sido ambos professores de Teologia em Gotinga.
Os valores que Planck sempre seguiu na sua vida, honestidade, generosidade e justiça, foram-lhe transmitidos durante a sua infância. Plank começou a estudar em Kiel, tendo mudado para Munique em 1867 devido ao seu pai ter sido colocado como professor nessa cidade. Aí frequentou a escola secundária, no entanto, não sendo um aluno brilhante, os seus interesses inclinavam-se para a música. Só no final deste período, e devido à sua admiração pela lei da conservação da energia, é que Planck se começou a interessar pela física e matemática.
Antes de entrar para a Universidade de Munique, Planck ainda ponderou a possibilidade de seguir a carreira musical, pois tocava muito bem órgão e piano. Após ter estado doente no verão de 1875, mudou, conforme era habitual nos estudantes alemães da época, para a Universidade de Berlim em outubro de 1877. Aí teve como professor o físico alemão Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887), que, apesar de o achar um professor monótono, admirava como cientista.
Outra etapa marcante na carreira escolar em Munique foi o estudo dos artigos de termodinâmica de Robert Clausius, tendo, em particular, ficado impressionado com a segunda lei da termodinâmica.
Em 1879, Planck termina os seus estudos universitários, novamente em Munique, com tese sobre a segunda lei da termodinâmica. Em 1880 foi-lhe proposto um cargo de docente particular na Universidade de Munique, sem no entanto este cargo possuir remuneração. Não tendo forma de sustento, manteve-se a viver com os seus pais durante cinco anos, sentindo grande culpa por ser um encargo para os pais.
Os estudos de Planck concentravam-se na termodinâmica, em particular na distribuição da energia consoante o comprimento de onda.
Em 1900, enunciou a fórmula hoje conhecida por teoria dos quanta ou teoria da radiação de Planck.
Em 1918 recebeu o Prémio Nobel da Física pelos seus estudos sobre a mecânica quântica, sendo este tema estudo de muitos outros cientistas que o seguiram.
Em 1909, a sua esposa, da qual teve quatro filhos, faleceu. Passados dois anos volta a casar com Marga von Hosslin, tendo nascido um filho desse casamento.
Planck foi presidente da Kaiser Wilhelm Gesellschaft de 1930 a 1937 e de 1945 a 1946.
Aos 87 anos de idade, no final da Segunda Guerra Mundial, foi levado pelos aliados para Gotinga onde, apesar da sua idade, implementou esforços para a reconstrução da investigação científica da Alemanha.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Max Planck na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-24 21:50:06]. Disponível em
Outros artigos
-
AlemanhaGeografia País da Europa Central. Estendendo-se dos Alpes, a sul, até ao litoral do mar do Norte e d...
-
Segunda Guerra MundialA Segunda Guerra Mundial foi gerada a partir dos erros e imperfeições do Tratado de Versalhes, pelos...
-
mecânica quânticaA mecânica quântica define-se como um tipo de mecânica que tem como bases teóricas a teoria quântica...
-
comprimento de ondaO comprimento de onda é uma das principais características de uma onda e é a distância em metros ent...
-
BerlimAspetos Geográficos A capital da Alemanha unificada fica situada na grande planície central do Norte...
-
segunda lei da termodinâmicaA direção em que um processo se pode realizar é o tema da segunda lei da termodinâmica, que pode ser...
-
DireitoA palavra direito deriva etimologicamente de ius rectum, que significa "aquilo que é justo", o Direi...
-
ciclo de CarnotO ciclo de Carnot foi proposto em 1824 e consiste no ciclo ideal mais importante da termodinâmica. E
-
CarneiroConstelação e primeiro signo do Zodíaco, o seu período vai de 21 de março a 19 de abril e o seu elem
-
Carl SaganAstrónomo norte-americano, Carl Edward Sagan nasceu em novembro de 1934, no estado norte-americano d
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – Max Planck na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-24 21:50:06]. Disponível em