Mentuhotep II
Mentuhotep II, (que alguns estudiosos designam como Mentujuhtep, reinado 2066 - 2014 a. C., Mentuhotep II, 2040 - 2009 a. C. ou Mentuhotep I, 2060-2010 a. C.) foi considerado tanto o primeiro como o quarto governante do Império Médio, com reinado provável entre os anos de 2055 e 2004 a. C. Era filho de Intef III e de Iah, conforme parecem atestar vestígios com relevos historiados encontrados em Tod e em Wadi Shatt el-Rigal, e casou-se com Tem, Neferu e Henhenet. Quando ascendeu ao trono tomou o nome de Nebhetepre ou Nebhepetra, que significa "o senhor Rê está satisfeito". Pertencendo à XIª Dinastia, a sede do seu governo foi a cidade de Tebas e o importante papel que desempenhou na unificação do Egito após o Primeiro Período Intermediário fez com que fosse considerado um dos fundadores do Estado Egípcio, a par de Menés. Catorze anos após o início do seu reinado, teve de lidar com uma sedição do governante de Heracleópolis (Kheti), que foi abafada em Abidos. Com a conquista desta cidade e de outras como Assiut, terminou a dinastia de reis heracleopolitanos e a sua pretensão de conquista do Alto Egito. Este facto, juntamente com missões militares regulares enviadas à Núbia, com os confrontos no Sinai e lutas contra os Líbios, mostra que o reinado de Mentuhotep II não foi totalmente pacífico e explica a presença de um pequeno exército de sessenta figuras de barro achado ao pé do túmulo do rei, em Tebas. Neste local, conhecido como Deir el-Bahri, edificou também um templo, tendo empreendido outras obras arquitetónicas em Assuão (Elefantina, onde reconstruiu o templo de Satet), Armant, Dendera, Carnac, Abidos, Tod, Deir el-Ballas, el-Kab e Gebelein. Em Deir el-Bahri encontraram-se ainda túmulos das suas esposas e membros da corte como vizires e o chanceler, e o complexo funerário de Mentuhotep II inspiraria a construção do da rainha Hatshepsut (1473 – 1458 a. C.). O nome de Mentuhotep, que significa "o deus Montu está contente", provém da divindade central no culto tebano de então, e este rei dedicou ao deus templos em Tod, Armant e Medamud.
Partilhar
Como referenciar
Mentuhotep II na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$mentuhotep-ii [visualizado em 2025-06-15 07:31:28].
Outros artigos
-
HatshepsutFilha única de Tutmósis I e da rainha Ahmose-Nebetta, o seu nome significa "a primeira das damas nob...
-
AbidosInicialmente denominada Abdjw e Ebot em copta, esta cidade tem atualmente o nome de Araba el-Madfoun...
-
ElefantinaTambém conhecida como ilha Elefantina ou Abu (elefante), tem a extensão de um quilómetro e meio e si...
-
AssuãoCom o nome primitivo de Sono ou Siene (mercado), esta cidade foi capital da primeira província do Al...
-
NúbiaNome dado à região que se situa no Norte de África, em cada um dos lados do Nilo, na zona que faz fr...
-
EgitoGeografia País da África Setentrional. Situado no extremo nordeste do continente africano e abrangen...
-
AssiutTambém conhecida como Syut, está situada a sul do Cairo. A cidade antiga data da época faraónica e f...
-
MenésMenés terá sido o primeiro monarca a reinar sobre o Egito unificado (com base na Pedra de Palermo, q...
-
EstadoDo ponto de vista filosófico, a noção de Estado consiste na existência de um conjunto de instituiçõe...
-
Robert BárányMédico sueco nascido em 1876, austro-hungaro de nascimento, e falecido em 1936, foi um dos mais céle
Partilhar
Como referenciar 
Mentuhotep II na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$mentuhotep-ii [visualizado em 2025-06-15 07:31:28].