metais e ciclos biogeoquímicos
Os ciclos biogeoquímicos controlam, em grande parte, as condições de vida dos humanos que, por sua vez, atuam sobre os equilíbrios frágeis que as regulam. A atuação do homem está presente, por exemplo, no consequente aumento do efeito de estufa e nas chuvas ácidas.
Para participar nos ciclos biogeoquímicos, é preciso que um metal esteja disponível e que tenha sido mobilizado, isto é, tenha experimentado transformações que permitam o seu transporte a partir do local onde se tenha depositado. A disponibilidade do mineral depende da sua estabilidade e da sua quantidade. A sua mobilização é, em geral, o resultado da erosão química, que altera as rochas originando compostos mais móveis, e da atividade biológica.
O crescimento de raízes alarga mecanicamente as fendas das rochas e expõe novas e maiores superfícies à erosão química. As interações entre as soluções do solo e as plantas modificam o pH das águas, a sua composição química e a sua reatividade. A atividade vulcânica contribui para mobilizar os materiais mais voláteis, como chumbo, cádmio, arsénio e mercúrio, retirando os metais de reservatórios profundos e lançando-os na atmosfera.
Os metais desempenham um papel fundamental em numerosos sistemas enzimáticos, embora todos sejam tóxicos. Os micro-organismos transformam os compostos metálicos orgânicos ou inorgânicos em formas solúveis que são facilmente transportadas através das porções aquáticas dos ecossistemas ou são facilmente absorvidas pelas plantas.
A atividade humana tem contribuído cada vez mais para a mobilização dos metais. Por exemplo, a combustão do carvão liberta cinzas muito enriquecidas em metais como o arsénio, cádmio, cobalto, crómio, cobre, selénio, crómio e zinco, etc.
Alguns deles encontram-se nas mais pequenas partículas que se libertam pelas chaminés e são transportadas pelos ventos atmosféricos a grandes distâncias. Pela ação das águas, que localmente podem ser soluções com um largo espetro de pH (4 a 13), os metais são mais facilmente solubilizados, aumentando, assim, a sua capacidade de transporte e mobilização para os cursos de água, para a atmosfera e para os sedimentos.
Os ciclos biogeoquímicos são extremamente complexos e controlam, em grande parte, as condições de vida dos humanos. As atividades humanas perturbam os equilíbrios frágeis que as regulam. As suas consequências são visíveis: aumento do efeito de estufa, alteração do poder oxidante da atmosfera, chuvas ácidas, baixa qualidade da água potável e diminuição da camada de ozono que protege todos os seres vivos da radiação ultravioleta.
-
camada de ozonoA camada de ozono é uma região pertencente às camadas superiores da atmosfera, entre os 20 e os 30 k...
-
água potávelUma água potável consiste na água utilizada para consumo. Deve satisfazer determinadas condições, de...
-
efeito de estufaO efeito de estufa é um conceito que foi escolhido para designar a taxa da temperatura global que é ...
-
ciclos biogeoquímicosTodos os organismos são constituídos por elementos químicos. Dos mais de 90 elementos que ocorrem na...
-
oncogénicoTermo que descreve um composto químico, um organismo ou um fator ambiental que provoca cancro. Algun
-
Oliver SmithiesCientista norte-americano nascido em 1925, em Halifax, no Reino Unido. Estudou Bioquímica e Medicina
-
olfatoO olfato fornece-nos informação acerca das moléculas da atmosfera envolvente. É utilizado principalm
-
onçaDesignação generalizada a diversas espécies de mamíferos carnívoros da família dos Felídeos em geral
-
onça (oz)A onça, cujo símbolo é oz, consiste numa unidade da grandeza física massa. É uma unidade de massa an
-
oligossacarinasAlém das hormonas auxina, giberelina, citoquinina e etileno que estão ligadas ao desenvolvimento das