Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Michelangelo Pistoletto
favoritos

Artista italiano, Michelangelo Olivero Pistoletto nasceu em 1933, em Biella.

Após um período de auto-formação na área da pintura, em grande parte possibilitado pela colaboração com o seu pai no restauro de pinturas (atividade que desenvolve entre 1947 e 1958), iniciou a sua própria produção artística. Uma das primeiras obras que executou é a pintura "Homem em Sofá", datada de 1958, que revela desde logo a sua obsessão pela imagem do homem.

Na década de 60, por influência do movimento do Nouveau Réalisme (novo realismo), fez quadros em chapa de aço polido, sobre a qual colou imagens de figuras humanas (geralmente fotografias de pessoas em tamanho real). Nestes trabalhos, a chapa de aço funciona como superfície refletora onde o espectador se pode observar enquanto parte integrante da composição.
Um dos exemplos mais significativos destes trabalhos com espelhos é a peça "Autorretrato", datada de 1962.

Desde 1967, Pistoletto encontra-se ligado a um dos grupos mais dinâmicos do movimento da Arte Povera. O artista aborda uma vasta gama de meios de expressão como a escultura, a pintura, a instalação e a performance. Estas performances (algumas das quais apresentadas em espaços urbanos) permitem-lhe desenvolver o tema da relação entre o artista, o público e a obra de arte, já experimentado nos trabalhos com chapa refletora.

No âmbito do grupo da Arte Povera, experimentou uma grande quantidade de materiais. Exemplo paradigmático desta fase é a escultura-instalação "Venus of the Rags", realizada em 1967, na qual o artista usa uma estátua clássica de Vénus voltada para um monte de roupa, contrastando materiais pobres e banais com a estátua em mármore.

A partir de 1975, Pistoletto recorreu a algumas soluções estéticas e formais já testadas anteriormente, como o uso de espelhos através do qual aborda questões como a reflexão e a perceção dupla. Durante a década de 80, retomando a experiência da peça "Venus of the Rags", produziu um conjunto de esculturas em que mistura materiais pobres e partes de estátuas antigas.

Pistoletto desenvolveu também atividade letiva, ensinando na Akademie der Bildenden Künst de Viena.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Michelangelo Pistoletto na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$michelangelo-pistoletto [visualizado em 2025-07-18 05:16:33].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix