Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

2 min

Minas Gerais
favoritos

O estado de Minas Gerais situa-se na região do Sudeste do Brasil e faz fronteira a norte e nordeste com o estado da Bahia, a leste com o Espírito Santo, a sul com o estado do Rio de Janeiro e a sudeste com os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A capital do estado é Belo Horizonte e tem uma área de 586 528 km2 e uma população estimada em 19 479 356 habitantes pelo censo de 2006. A densidade populacional é de 33,21 e a média de vida de 73,8 anos. É o segundo estado mais populoso do Brasil.
Minas Gerais é o estado mais montanhoso do Brasil com um território dominado por planaltos escarpados. A altitude média varia entre os 100 e os 1500 metros. As altitudes mais baixas encontram-se nas várzeas dos rios do sudeste, leste e norte. As maiores altitudes encontram-se nas serras da Mantiqueira, Espinhaço, Canastra e Caparaó, acima dos 1700 metros. O Pico da Bandeira é o mais alto com 2.891,9 metros e fica na fronteira com o estado de Espírito Santo.
O rio São Francisco é o principal de Minas Gerais e nasce na Serra da Canastra. Outros cursos de água são o Pará, o Paracatu, o Paraopeba, o rio das Velhas e o Verde Grande que são afluentes do rio Francisco.
Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
Paisagem de Ouro Preto, Minas Gerais
Bandeira do estado de Minas Gerais (Brasil)
Domina a vegetação de cerrado de arbustos e no vale do rio São Francisco existe a catinga, típica do Nordeste.
O clima é tropical de altitude, com temperaturas médias abaixo dos 20ºC, ocorrendo geadas em certas alturas do ano. A estação seca e a das chuvas estão bem demarcadas.
Os bandeirantes paulistas foram os primeiros a chegar a estas terras no século XVI, que se passaram a chamar, na altura, Campos de Cataguás. A exploração de ouro e pedras preciosas, no século XVIII, representou a maior riqueza do território, daí o nome ter mudado para Minas Gerais. Os conflitos pela posse e exploração das riquezas mineiras levou a vários confrontos e, em 1708, teve lugar o mais grave de eles todos: a Guerra dos Emboabas. No ano seguinte, foi criada a capitania de São Paulo e Minas de Ouro, mas, pouco depois, em 1720 a capitania de Minas foi separada e a sua sede ficou na atual cidade de Ouro Preto.
Os elevados impostos cobrados à população levaram a que a população se revoltasse. A mais famosa destas revoltas foi a Inconfidência Mineira, que reclamava a autonomia política.
A cultura do café, após a independência do Brasil trouxe de novo a prosperidade económica à região. As reformas económicas dos anos 70 do século XX implantaram diversas indústrias em Minas Gerais, entre as quais se destacam a indústria automóvel, a produção de aço, de ferro e cimento. No setor agrícola, o café continua a manter a sua posição cimeira.
O turismo centra-se sobretudo no património histórico de cidades como Mariana, São João Del Rey, Ouro Preto e Diamantina, estas duas últimas património classificado pela UNESCO.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Minas Gerais na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-16 03:21:30]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez