As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

3 min

Monchique
favoritos

Aspetos Geográficos
O concelho de Monchique, do distrito de Faro, localiza-se na Região do Algarve (NUT II e III). É limitado a oeste pelo concelho de Aljezur, a sul pelos de Lagos e Portimão, a este pelo de Silves e a norte pelo de Odemira (distrito de Beja), ocupando uma superfície de 395,8 km2, distribuída por três freguesias: Alferce, Marmelete e Monchique.
Em 2021, o concelho de Monchique tinha 5 465 habitantes.
O natural ou habitante de Monchique denomina-se monchiquense.
O concelho apresenta um clima subtropical marítimo de montanha.
Como recurso hídrico importante, destaca-se a ribeira do Montinho.
O relevo é muito acidentado, cortado por vales e ravinas e é constituído essencialmente por xistos. É de realçar ainda o ponto mais alto do Algarve (902 metros), que se situa em Foia, na serra de Monchique.
 

História e Monumentos
As origens do concelho remontam à época de domínio romano, sendo já conhecido na época o poder curativo das águas de Monchique. A utilização terapêutica destas nascentes perdurou ao longo dos tempos, atraindo figuras ilustres como o rei D. João II. Monchique foi crescendo e a sua população aumentando durante todo o século XVI.
A par do proveito das águas do concelho, atividades, como a tecelagem em lã e linho, o fabrico de tecidos sorrobeco, soriano e estopas e trabalhos com a madeira de castanho, contribuíram para a prosperidade e desenvolvimento de Monchique até que D. Sebastião a elevou a vila em 1773.
Em finais do século XX, as termas de Monchique foram alvo de obras de restauro, tendo sido transformadas num SPA de tratamento termal.
A nível do património arquitetónico e monumental destacam-se:
- a Capela de São Sebastião, que guarda uma imagem de Nossa Senhora do Desterro, escultura do século XVII, proveniente do antigo convento franciscano;
- a Capela do Senhor dos Passos, que traduz a arquitetura ingénua da arte popular, coroada por duas torres sineiras. No interior, existe uma imagem de Cristo em tamanho natural;
- a Igreja da Misericórdia de Monchique, que alberga uma imagem de São Francisco, do século XVII;
- a Igreja Matriz de Monchique, edificada nos séculos XV e XVI, que foi alvo de reconstrução em consequência do terramoto de 1755. Possui o pórtico principal em estilo manuelino e, no seu interior, a capela-mor apresenta imagens de dois anjos, segurando a Lua e o Sol, e de dois atlantes, que suportam todo o conjunto. Faz também parte do seu espólio artístico uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, do século XVIII, atribuída ao escultor Machado de Castro.
 

Igreja Matriz de Monchique
Brasão do concelho de Monchique
Tradições, Lendas e Curiosidades
Neste concelho realizam-se as festas em honra da Nossa Senhora da Encarnação, no dia 25 de março. Das feiras, têm especial importância a Feira de Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique (primeiro trimestre do ano), a Mostra de Artesanato (primeiro fim de semana de setembro) e a Feira Anual (26 a 28 de outubro).
A nível de artesanato, destacam-se os trabalhos em cestaria, ferragens, trabalhos em lã, bancos e cadeiras de tesoura.
 

Economia
O setor secundário desempenha um importante papel na economia concelhia. Neste setor destacam-se as indústrias relacionadas com a criação de porcos, têxtil e outras manufaturas. A primeira constitui uma das mais importantes atividades da região, enquanto que as indústrias tradicionais foram perdendo importância.
Em Monchique a área destinada à agricultura ocupa apenas 8,3% da área total do concelho, sendo típicos os cultivos de cereais para grão, de batata, de citrinos, a horta familiar, os prados temporários, as culturas forrageiras e os prados e pastagens permanentes. No que diz respeito à pecuária, aves, coelhos e suínos destacam-se como as principais espécies criadas. Este concelho tem uma elevada densidade florestal, com uma área da ordem dos 6914 hectares, o que corresponde a 75% da superfície agrícola útil. Apesar dos incêndios frequentes, que têm levado à plantação de pinheiros e eucaliptos, ainda existem manchas de dimensão variável de carvalhos, sobreiros, castanheiros e medronheiros.
O setor terciário está intimamente relacionado com o turismo, nomeadamente com a prática de vela, windsurf, esqui aquático, parasailling, mergulho e pesca.
As Termas de Monchique são um cartão de visita importante na região, atraindo um grande número de visitantes, não só pelos tratamentos de bem-estar (massagens, banhos, entre outros) como também pelos efeitos terapêuticos: tratamento de afeções crónicas das vias respiratórias e reumatismo.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Monchique na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-22 11:39:25]. Disponível em
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Monchique na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-22 11:39:25]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron