Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

2 min

Nelas
favoritos

Aspetos Geográficos
O concelho de Nelas, pertencente ao distrito de Viseu, localiza-se na Região Centro (NUT II), no Dão-Lafões (NUT III), ocupa uma área de 125,7 km2 e abrange nove freguesias: Canas de Senhorim, Carvalhal Redondo, Nelas, Santar, Senhorim, Vilar Seco, Aguieira, Lapa do Lobo e Moreira.
O concelho apresentava, em 2021, um total de 13 124 habitantes.
O natural ou habitante de Nelas denomina-se nelense.
O concelho encontra-se limitado a nordeste pelo concelho de Mangualde, a noroeste pelo de Viseu, a sudoeste por Carregal do Sal, a sudeste por Oliveira do Hospital no distrito de Coimbra e a este por Seia (distrito da Guarda).
Possui um clima mediterrânico com feição continental, apresentando invernos frios e verões quentes e secos.
A sua morfologia é pouco acidentada, destacando-se como áreas de maior altitude Senhora do Viso (437 m) e Vilar Seco (441 m).
Como recursos hídricos, existem a ribeira da Aguieira, a ribeira de Pereiró, a ribeira do Pisão, a ribeira de Cristelo e o Mondego.
 

História e Monumentos
O desenvolvimento destas terras está relacionado com a sua posição geostratégica. Nelas fica num cruzamento de caminhos em vários sentidos, nomeadamente o que liga a fronteira até ao litoral e o que liga Viseu à serra da Estrela. Por aí passa, também, a linha do caminho de ferro da Beira Alta.
Este fator geográfico contribuiu para que Nelas, durante todo o século XX, se assumisse como a primeira indústria no distrito de Viseu, com os fornos elétricos e as minas da Urgeiriça, em Canas de Senhorim. Estas empresas entraram em declínio aquando do processo de industrialização da sede do concelho.
O concelho é de formação recente, por carta régia de D. Maria II, em 1852, e reuniu os anteriores concelhos de Senhorim (com sede em Vilar Seco) e de Canas de Senhorim.
Em 1514, Nelas tinha recebido novo foral atribuído por D. Manuel I.
A nível do património arquitetónico, destacam-se a Casa do Infante D. Henrique, o solar da Quinta da Aguieira, datado do século XVII, as ruínas do Paço das Cunhas, de estilo renascentista, de 1690, que se integram na Casa do Soito, a Capela de Nossa Senhora da Tosse e a Casa do Soito, do século XVIII.
 

Padrão em Nelas
Casa de Santar, um solar do século XVII, no concelho de Nelas
Brasão do concelho de Nelas
Escultura urbana em Nelas
Casa na vila de Nelas
Tradições, Lendas e Curiosidades
Das manifestações populares e culturais, em grande número no concelho, são de destacar como as mais características a festa-feira do Vinho do Dão, que é o maior evento regional relativo ao vinho do Dão e que se realiza no segundo fim de semana do mês de setembro; a festa da Senhora da Tosse, na segunda-feira de Páscoa; a festa de S. Domingos, realizada a 7 de maio, e a "Semana do Município", de 19 a 25 de junho, ambas com lugar na Praça do Município.
Os cortejos e tradições carnavalescos merecem também referência, assim como as festas e romarias que se realizam por todas as freguesias do concelho em honra dos respetivos santos padroeiros.
No artesanato, destacam-se os trabalhos de tapeçaria, de olaria, os bonecos em madeira e a pintura.
 

Economia
No concelho predominam as atividades ligadas ao setor terciário, seguindo-se as do setor secundário, tendo o primário um peso relativamente baixo.
No que se refere à atividade agrícola, destacam-se os cultivos de cereais para grão, olival, prados temporários e culturas forrageiras, batata, prados, pastagens permanentes e vinha. A pecuária tem também alguma importância, nomeadamente na criação de ovinos, coelhos e aves. Cerca de 42% (2037 ha) do seu território está coberto de floresta.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Nelas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-04 09:03:41]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez