Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura2 min

Niassa
favoritos

Província do Norte de Moçambique tem como capital a cidade de Lichinga, com 105 000 habitantes (2004).
Confinada pelas províncias de Cabo Delgado, de Nampula e da Zambézia e limitada, a norte, pela Tânzania e, a oeste, pelo lago Malawi, Niassa é a maior das dez províncias moçambicanas (122 176 km2) e com 901 000 habitantes (2004), constituída pelas etnias dos Macuas, Nianjas e Ajauas.

As atividades económicas mais importantes são fomentadas pela produção de algodão, milho e sorgo, pela extração de madeiras e pela exploração dos recursos minerais, como o ouro, as pedras semi-preciosas, o carvão e o kimberlito.

A cidade de Lichinga (Vila Cabral, na era colonial) situa-se no planalto com o mesmo nome (1 277 m de altitude), planalto que integra o Rift Valley - sistema montanhoso que vai do Mar Vermelho a Moçambique.

É apenas no início do século XX que Lichinga e Cuamba se tornaram centros urbanos, devido à chegada dos colonos àquela região e à criação de entrepostos comerciais e administrativos na província. Após a independência, a política de desenvolvimento ficou estagnada transformando Niassa numa província "esquecida" de Moçambique.

No entanto, esta província tem vindo a progredir, graças não só ao melhoramento das telecomunicações e das vias de comunicação, como também à abertura de Moçambique ao mundo e ainda ao esforço de cooperação entre o governo provincial e os países da Suécia e da Irlanda.

Com os objetivos de apoiar o setor privado de Niassa e de contribuir e promover investimentos na província, foi criado o Nakosso - Centro de Negócios de Niassa, no âmbito de um programa conjunto entre o Governo moçambicano e a Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Asdi). Com sede nas cidades de Lichinga, Cuamba e Maputo, os principais serviços de Nakosso centram-se nas áreas: jurídicas; de informação às empresas; de mediação de conflitos.

A província de Niassa, um verdadeiro éden africano, é uma das mais importantes áreas naturais do mundo, apresentando uma grande diversidade de fauna tropical, constituída por leões, leopardos, elefantes, búfalos e outras espécies, sendo algumas delas raras, como a zebra Boehms, o antílope negro africano e o cão selvagem africano.

A maior concentração de vida animal do país encontra-se nesta província, na Reserva de Niassa (distrito de Mecula), com 42 000 km2, uma das maiores zonas de proteção do mundo que integra o vasto ecossistema da floresta Miombo.

Um outro centro natural de biodiversidade da região é o lago Malawi (ou lago Niassa), o terceiro maior lago africano. Descoberto, em 1958, pelo famoso missionário e cientista David Livingstone, o lago possui mais de 1000 espécies de peixe, estando mais de 600 delas devidamente identificadas.
Os ciclídeos são a espécie mais conhecida sobretudo pelo seu colorido e pela formação de grupos endémicos por entre as rochas do lago.
O Governo provincial converteu aquela zona natural num destino ecoturístico, preservando, no entanto, todo o património natural.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Niassa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$niassa [visualizado em 2025-07-14 10:24:01].
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar Seta para baixo
Niassa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$niassa [visualizado em 2025-07-14 10:24:01].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix