Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

1 min

nitrobenzeno
favoritos

O nitrobenzeno, também designado por essência-de-mirbane, é um composto aromático de fórmula química C6H5NO2. É um líquido incolor ou amarelo, oleoso, com cheiro a amêndoas amargas, que possui ponto de fusão de 6 °C, ponto de ebulição de 211 °C e densidade relativa de 1,2. É tóxico e é o composto mais simples dos nitroderivados do benzeno.
Este composto é obtido por nitração do benzeno usando uma mistura de ácido sulfúrico e ácido nítrico. A nitração é um tipo de reação química na qual um grupo nitro (-NO2) é adicionado ou substituído numa molécula. Nesta reação de nitração o electrofilo é o ião nitrilo NO2+.
O nitrobenzeno é o produto intermédio no fabrico da anilina. A anilina é produzida por processos industriais difíceis de se obter à escala laboratorial. Esta é obtida por redução do nitrobenzeno por meio de reagentes económicos, como é o caso do ferro e do ácido clorídrico diluído.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – nitrobenzeno na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-24 02:25:52]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto