País Basco
Vasta área que se estende pelo Norte de Espanha e Sudoeste de França, centrada no extremo ocidental dos Pirenéus. Integra, grosso modo, o departamento francês dos Pyrénées-Atlantiques e as províncias espanholas de Álava, Guipúzcoa e Biscaia. As cidades mais importantes que se integram nesta região são Baion, em França, e Bilbau, em Espanha.
Um forte espírito de independência e uma ausência total de identificação nacional relativamente aos países aos quais pertencem desencadearam movimentos separatistas clandestinos, cujo objetivo é a conquista de um Estado independente de Espanha e França. As suas formas de luta incluem numerosos atentados terroristas.
Euskadi significa País Basco (País Vasco, em espanhol) e corresponde à comunidade autónoma de Espanha que se localiza no Norte do país. Situa-se junto ao mar Cantábrico e faz fronteira com as comunidades de Cantábria, Castela e Leão, Rioja, Foral de Navarra e com a França. Tem uma superfície de quase 7 300 km2.
O relevo é montanhoso e muito encaixado, sendo esta uma área de transição entre os Montes Cantábricos e os Pirenéus. A região fica definida em duas áreas, a litoral e a do interior, que corresponde à depressão do rio Ebro. O clima é marítimo, com temperaturas suaves e precipitação abundante junto ao litoral. Nos "Montes Bascos" a precipitação é ainda mais abundante e as amplitudes térmicas relativamente elevadas. No Sul o clima é mediterrâneo com influências continentais, registando invernos rigorosos e verões secos. Os rios em geral são pouco extensos e muito caudalosos, possuindo vales encaixados. O litoral, com cerca de 200 km de extensão, de costa alta, escarpada e recortada, define cabos (Punta Galea), amplas praias (La Concha) e muitas rias que foram aproveitadas como portos naturais (porto de Bilbau). A população total ronda os 2 150 000 habitantes, registando-se uma densidade populacional superior à média espanhola. Mais de 50% da população vive em Vitória, capital de Álava.
Existem testemunhos de que a ocupação humana neste território remonta ao Paleolítico e as suas histórias aparecem em textos de Plínio,o Velho. Na Idade Média, o povo que vivia nesta região lutou contra os suevos e visigodos; no século VIII, aproveitando a ocupação árabe, expulsaram os seus inimigos visigodos. No século IX forma-se o reino de Pamplona. Em 1936, Euskadi consegue o seu primeiro estatuto de autonomia, que rapidamente desaparece com o início da repressão franquista. Atualmente, possui o estatuto de autonomia mais descentralizado de todas as regiões espanholas. A organização ETA (Euskadi Ta Askatasuna) desenvolve uma ação terrorista que tem por objetivo a plena independência de Euskadi. Os Bascos possuem traços culturais muito próprios que manifestam e mantêm vivos através do seu folclore e de um jogo característico designado pelota basca.
A sua verdadeira identificação manifesta-se sobretudo ao nível da língua, de características muito próprias e sem qualquer parentesco com as línguas europeias.
-
pelota bascaO jogo da pelota basca, ou pela, é um desporto tradicional em todo o País Basco espanhol e francês e...
-
traços culturaisTraço cultural é uma marca distintiva e possível de se definir dentro de uma cultura. Formando-se co...
-
ETAA ETA (Euskadi Ta Askatasuna, "o País Basco e a sua Liberdade") surgiu em 1959 de uma dissensão das ...
-
PamplonaA cidade espanhola de Pamplona, Iruña em língua basca, é a capital da Comunidade Autónoma Foral de N...
-
Idade MédiaPeríodo histórico entre a Antiguidade e a Época Moderna, a Idade Média, como qualquer outra divisão ...
-
PlínioNome por que são conhecidas duas individualidades da cultura latina: Caius Plinius Secundus (Plínio,...
-
PaleolíticoO Paleolítico corresponde ao início e à maior parte da Era Quaternária. Esta cronologia foi estabele...
-
ÁlavaProvíncia do Norte de Espanha integrada na Comunidade Autónoma do País Basco com a capital na cidade...
-
FrançaGeografia País da Europa Ocidental, a França é banhada pelo canal da Mancha a norte, pelo golfo da B...
-
NavarraRegião autonómica no Nordeste de Espanha, encontra-se alcandorada nos Pirenéus e tem uma língua, tra...