Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

pesca
favoritos

A pesca é um desporto que consiste em apanhar peixe, de água doce ou salgada, com uma cana, linha e anzol. Mais do que a vertente competitiva, a pesca tem muitos adeptos por causa dos momentos de relaxe que proporciona aos seus participantes.
Para evitar confusões, dividiu-se a definição de pesca entre desportiva e comercial, embora ambas tenham algo em comum, que é a necessidade de saber onde há peixe, como se aproximar dele e que tipo de isco usar para o apanhar. Os antecedentes históricos da pesca são, naturalmente, a procura de comida, mas já no Egito antigo, por volta do ano 2000 a. C., foram desenhadas cenas de pesca de recreação, tanto com cana como com rede. Nessa altura, eram ainda canas pequenas, com cerca de um metro, e a primeira referência a uma longa e articulada vem do tempo dos Romanos, cerca de 400 anos a. C.
A cana tinha cerca de 1,8 metros, assim como a linha e o isco ficavam a boiar na água. Em meados do século XVII, alguém adaptou uma rosca à cana, permitindo o uso de uma linha em movimento e possibilitando um arremesso muito mais longo. Esta iniciativa levou ao aparecimento do carreto, para controlar as distâncias.
Entretanto, também as canas foram evoluindo e as pesadas de madeira deram lugar a outras mais leves e flexíveis, com materiais vindos da América e Índia. O bambu também era utilizado, nomeadamente a partir de 1870, quando apareceram umas canas hexagonais, compostas por tiras daquela planta. Já no século XX, as canas tornaram-se mais pequenas e leves e o bambu foi progressivamente substituído por fibra de vidro e de carbono.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o nylon foi o fio mais utilizado, assim como as linhas passaram a ter uma cobertura de plástico para as fazer flutuar ou afundar na água. Entretanto, a pesca de peixe de grandes dimensões tinha-se tornado popular desde 1898, quando foi apanhado na Califórnia, nos Estados Unidos da América, um atum com 83 quilos a partir de um barco motorizado. Este tipo de pesca passou a ser praticado em todo o Oceano Atlântico. A pesca em água salgada pode ser feita a partir da praia, de escarpas, de cais e de barcos, que podem ser de grandes dimensões e aventurar-se nos mares. É de referir que tanto as organizações como pescadores individuais promovem atualmente a política de devolver à água os peixes capturados, exceto os que contam para troféus ou recordes.

Lançamento de redes de pesca
Reparação de redes de pesca
Pesos utilizados na pesca com cana, vulgarmente designados por chumbadas
Pesca no gelo
Atividade de pesca
Pesca do achigã, um peixe de água doce
Transporte de peixe para a lota por pescadores profissionais
Reparação de utensílios de pesca
Pesca amadora
Pescador
A pesca como atividade de lazer
Barco de pesca
Boias de sinalização marítima utilizadas na pesca
O pescado à venda nas lojas é, normalmente, fruto da pesca comercial de grandes dimensões
Arrastões, navios a motor para a pesca de arrasto, acostados num cais
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – pesca na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-04 09:22:55]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais