pesca
A pesca é um desporto que consiste em apanhar peixe, de água doce ou salgada, com uma cana, linha e anzol. Mais do que a vertente competitiva, a pesca tem muitos adeptos por causa dos momentos de relaxe que proporciona aos seus participantes.
Para evitar confusões, dividiu-se a definição de pesca entre desportiva e comercial, embora ambas tenham algo em comum, que é a necessidade de saber onde há peixe, como se aproximar dele e que tipo de isco usar para o apanhar. Os antecedentes históricos da pesca são, naturalmente, a procura de comida, mas já no Egito antigo, por volta do ano 2000 a. C., foram desenhadas cenas de pesca de recreação, tanto com cana como com rede. Nessa altura, eram ainda canas pequenas, com cerca de um metro, e a primeira referência a uma longa e articulada vem do tempo dos Romanos, cerca de 400 anos a. C.
A cana tinha cerca de 1,8 metros, assim como a linha e o isco ficavam a boiar na água. Em meados do século XVII, alguém adaptou uma rosca à cana, permitindo o uso de uma linha em movimento e possibilitando um arremesso muito mais longo. Esta iniciativa levou ao aparecimento do carreto, para controlar as distâncias.
Entretanto, também as canas foram evoluindo e as pesadas de madeira deram lugar a outras mais leves e flexíveis, com materiais vindos da América e Índia. O bambu também era utilizado, nomeadamente a partir de 1870, quando apareceram umas canas hexagonais, compostas por tiras daquela planta. Já no século XX, as canas tornaram-se mais pequenas e leves e o bambu foi progressivamente substituído por fibra de vidro e de carbono.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o nylon foi o fio mais utilizado, assim como as linhas passaram a ter uma cobertura de plástico para as fazer flutuar ou afundar na água. Entretanto, a pesca de peixe de grandes dimensões tinha-se tornado popular desde 1898, quando foi apanhado na Califórnia, nos Estados Unidos da América, um atum com 83 quilos a partir de um barco motorizado. Este tipo de pesca passou a ser praticado em todo o Oceano Atlântico. A pesca em água salgada pode ser feita a partir da praia, de escarpas, de cais e de barcos, que podem ser de grandes dimensões e aventurar-se nos mares. É de referir que tanto as organizações como pescadores individuais promovem atualmente a política de devolver à água os peixes capturados, exceto os que contam para troféus ou recordes.
-
Oceano AtlânticoOceano que banha as costas ocidentais da Europa e da África e as costas orientais do continente amer...
-
Estados Unidos da AméricaGeografia País da América do Norte. É constituído por um distrito federal - Colúmbia - e 50 estados:...
-
CalifórniaEstado membro dos Estados Unidos da América, situa-se a sudoeste. Está limitado pelos estados do Ore...
-
Segunda Guerra MundialA Segunda Guerra Mundial foi gerada a partir dos erros e imperfeições do Tratado de Versalhes, pelos...
-
fibra de vidroUma fibra de vidro consiste num fio ou fibra contínua sem-fim, obtida por uma estiragem através de u...
-
ÍndiaGeografia País do Sul da Ásia. Faz fronteira com o Paquistão, a noroeste, com a China, o Nepal e o B...
-
AméricaDesignação que abrange a América Central, a América do Sul e a América do Norte. Tida, por muitos au...
-
RomanosOriginariamente, os Romanos são o resultado da fusão, a partir do século VIII a. C. de populações na...
-
Palio de SienaO Palio de Sena, ou Siena, é uma corrida de cavalos que tem lugar duas vezes por ano em honra de Nos
-
voleibol de praiaO voleibol de praia é uma variante do voleibol tradicional que se joga num areal, opondo equipas de