Psycho
O mais categorizado filme de Alfred Hitchcock é, ao mesmo tempo, um dos mais célebres filmes de terror. Baseado num livro de Robert Bloch e filmado em 1960, a ação situa-se em Phoenix, onde encontramos Marion Crane (Janet Leigh), uma funcionária pública frustrada por não se poder casar com o seu namorado Sam Loomis (John Gavin), recém-divorciado e a pagar uma altíssima pensão de alimentação à ex-esposa. Ambiciosa, Marion rouba 40 mil dólares ao seu patrão e foge para a Califórnia, onde decide começar uma nova vida. Apanhada por uma tempestade, decide instalar-se num motel gerido por Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem tímido e dominado por uma mãe doente. Contudo, Bates não passa de um homicida psicótico e mata Marion quando esta se encontra no duche. Intrigados com o desaparecimento de Marion, a sua irmã Lila (Vera Miles) e Sam decidem procurá-la e, horrorizados, descobrem o estranho mundo de Norman Bates. Apesar de Hitchcock, até à sua morte, ter sempre defendido que Psycho não passava duma comédia negra filmada a preto e branco para acentuar o suspense, este título tornou-se um clássico do terror e marcou a carreira futura do ator Anthony Perkins, que ficaria indelevelmente ligado à personagem de Norman Bates. A cena da morte de Marion no duche, acentuada pela música de Bernard Herrman, tornou-se emblemática e, apesar da sua curta duração, demorou cerca de dois dias para ser filmada. A Academia de Hollywood não reconheceu a grandeza do filme, tendo Hitchcock e Leigh recebido apenas nomeações nas categorias de Melhor Realizador e Melhor Atriz Secundária, respetivamente. Tal não impediu que este fosse o grande êxito em termos comerciais da carreira de Hitchcock. Aliás, o filme viria a merecer três continuações, todas elas produzidas e protagonizadas por Perkins, mas com uma qualidade muito distante do título original, destinando-se apenas a explorar o carisma da personagem Norman Bates. Em 1998, o realizador Gus Van Sant tentou homenagear Hitchcock, fazendo uma réplica atual exata, frame por frame e interpretada por Anne Heche, Vince Vaughn, Julianne Moore e Viggo Mortensen. Contudo, o filme de Saint foi muito mal recebido pelo público e destroçado pela crítica que o apelidou de obra insultuosa.
Partilhar
Como referenciar
Psycho na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$psycho [visualizado em 2025-06-23 14:32:26].
Outros artigos
-
Viggo MortensenAtor norte-americano, Viggo Peter Mortensen nasceu a 20 de outubro de 1958 em Manhattan, Nova Iorque...
-
Julianne MooreAtriz norte-americana, Julie Anne Smith nasceu a 3 de dezembro de 1960, na pequena cidade de Fayette...
-
Anne HecheAtriz norte-americana que nasceu a 25 de maio de 1969, no Ohio, e morreu a 11 de agosto de 2022, em ...
-
Gus Van SantRealizador norte-americano nascido a 24 de julho de 1952, em Louisville, Kentucky. Formado em Design...
-
Anthony PerkinsAtor norte-americano, Anthony Perkins nasceu a 4 de abril de 1932, em Nova Iorque, e morreu a 12 de ...
-
CalifórniaEstado membro dos Estados Unidos da América, situa-se a sudoeste. Está limitado pelos estados do Ore...
-
Janet LeighAtriz norte-americana, Jeanette Helen Morrison nasceu a 6 de julho de 1927, na pequena cidade califo...
-
PhoenixCapital do Arizona, estado membro dos Estados Unidos da América. Centro turístico e industrial, poss...
-
Robert BlochEscritor norte-americano, Robert Bloch nasceu a 5 de abril de 1917, em Chicago, no estado do Illinoi...
-
Alfred HitchcockRealizador inglês, nasceu a 13 de agosto de 1899 em Londres, e morreu a 29 de abril de 1980, na Cali...
Partilhar
Como referenciar 
Psycho na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$psycho [visualizado em 2025-06-23 14:32:26].