Radiotelevisão Portuguesa (RTP)
A Radiotelevisão Portuguesa foi constituída a 15 de dezembro de 1955, por iniciativa do Governo, mas só a 4 de setembro de 1956 é que tiveram início as emissões experimentais, que decorreram na Feira Popular de Lisboa. O primeiro grande acontecimento a merecer cobertura televisiva foi a visita ao nosso país da rainha Isabel II.
As emissões regulares iniciaram-se a 7 de março de 1957, a partir dos estúdios do Lumiar, sendo captadas somente na área metropolitana de Lisboa; a 30 de dezembro já chegavam à região do Porto. Em 1968 surgiu o segundo canal da estação, que ao longo dos anos viria a ser gerido, ora como um complemento, ora como uma alternativa ao canal principal.
A televisão evoluiu em Portugal ao ritmo do país. O aparecimento da RTP foi um prenúncio do fim do Estado Novo enquanto regime fechado ao mundo. A chamada primavera Marcelista trouxe consigo um dos programas mais marcantes da história da televisão portuguesa: o Zip-Zip, com Fialho Gouveia, Raul Solnado e Carlos Cruz. Outro elemento histórico importante foi a transmissão em direto da chegada dos astronautas da NASA à Lua.
A revolução de 25 de abril de 1974 ficou marcada pela ocupação da RTP. Sucederam-se tempos turbulentos de luta pelo seu controlo, mas a televisão tornou-se mais aberta e mais pluralista. Aliás, o facto de a RTP ser uma empresa pública tem, ao longo dos anos, suscitado acusações, dos diversos quadrantes políticos, de governamentalização excessiva da estação, nomeadamente no que diz respeito à orientação dos serviços noticiosos.
Depois de três décadas e meia a operar como única emissora de televisão em Portugal, a RTP, nos anos 90, passou a ter que enfrentar a concorrência de duas outras estações, a Sociedade Independente de Comunicação (SIC) e a Televisão Independente (TVI). Continua, contudo, a usufruir de um estatuto especial, pois é concessionária do serviço público de televisão.
Ao mesmo tempo, deu início às emissões de dois novos canais, RTP Internacional (voltado para as comunidades da emigração) e a RTP África (dirigida às comunidades africanas de expressão portuguesa).
O segundo canal desta estação, a RTP2, a operar (como foi dito acima) desde 1968, sofreu profundas alterações, quer em relação a financiamentos, patrocínios, etc., quer a nível de programação. Iniciou as suas emissões em janeiro de 2004 com o nome Canal 2.
-
ÁfricaÉ o segundo maior continente. Tem uma área de 30 217 000 km2 e ocupa 1/5 do solo terrestre. Atravess...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
LuaA Lua é o único satélite natural da Terra e o astro mais próximo do nosso planeta. Descreve uma órbi...
-
NASAOrganismo criado pelo Governo dos Estados Unidos da América, a 1 de outubro de 1958, com o intuito d...
-
Carlos CruzApresentador e jornalista de televisão e rádio, Carlos Cruz nasceu em 1942, em Parceiros de São João...
-
Raul SolnadoComediante e ator português de teatro, cinema, rádio e televisão, nasceu a 19 de outubro de 1929, no...
-
Fialho GouveiaProdutor e apresentador de programas televisivos e radiofónicos, José Manuel Bastos Fialho Gouveia n...
-
Zip-ZipO programa de televisão "Zip-Zip", da autoria de Raul Solnado, Carlos Cruz e Fialho Gouveia, e reali...
-
Estado NovoRegime político instituído sob a direção de António de Oliveira Salazar, e que vigorou em Portugal s...
-
PortoAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito, localiza-se na Região Norte (NUT...