Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Revista Portuguesa
favoritos

Revista editada em Lisboa, entre 1923 e 1924, dirigida por Victor Falcão. Compreende rubricas de literatura, crítica de arte, desporto, teatro, música, vida estrangeira.
Reclamando a sua independência relativamente a tutelas e escolas, a Revista Portuguesa distingue-se por um sentido crítico irreverente e por conciliar nas suas páginas colaborações heteróclitas.
Num artigo introdutório, "Revista Portuguesa", Victor Falcão expõe como programa da revista o dever de cumprir a "renovação na arte, na literatura, na vida social", encetada com a ação destruidora de ídolos dos modernistas.
Aponta o reconhecimento que a sua geração deve a três "heróis da nossa independência mental", Santa-Rita Pintor, Mário de Sá-Carneiro e Amadeo de Souza-Cardoso: "os primeiros a pregar a guerra santa contra a rotina e a miséria da vida intelectual portuguesa", os que ensinaram que "a única força transformadora das sociedades é a força transformadora das ideias.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Revista Portuguesa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$revista-portuguesa [visualizado em 2025-07-18 15:53:39].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix